Apicultura

Ana disse:
Boa noite,

Antes de mais felicitações pelo seu blogue, que é de extrema utilidade para todos aqueles que pesquisam informação sobre área agrícola.

Somos um casal de 28 e 34 anos, desempregados, que pretende enveredar pelo negócio da apicultura, na região de Quiaios - Figueira da Foz, ao abrigo dos incentivos do PRODER para 1ª instalação de jovens agricultores.

Neste momento encontramo-nos em fase de análise dos incentivos e do negócio da apicultura em particular e deparamo-nos com algumas dúvidas nas quais gostaríamos que nos ajudasse:

- Não conseguimos averiguar no site do PRODER, qual é o GAL ao qual a localidade se insere - poderá ser possível não haver incentivos para o concelho da Figueira da Foz visto que a opção não aparece na listagem?

- Existe uma quantidade mínima/máxima de colmeias para poder concorrer a estes incentivos?

- Temos terrenos de família que gostaríamos de usar em regime de comodato neste projecto, para a apicultura existe algum limite mínimo de área?

- As características da região sã indicadas (zona rural perto da Serra da Boa Viagem) para a apicultura, sendo que existe a predominância de eucalipto e laranjeiras nas proximidades? estas plantas são boas em termos de qualidade posterior do mel?

- Gostaríamos de fazer plantação de laranjeiras nos referidos terrenos, esse investimento pode incluir-se no projecto?

- Pode explicar-nos melhor como funciona o incentivo em si? no site referem um prémio de instalação + uma percentagem do valor do projecto...em termos de valores, em que se traduz isto, tendo em conta o que teremos de investir da nossa parte?

- A candidatura pode ser feita em qualquer momento ou obedece a datas especificas?

Agradecemos desde já o seu tempo e a sua disponibilidade para nos ajudar nestas questões.

Obrigada e Cumprimentos
 
Comentários:
1 - A apicultura é uma atividade muito interessante para quem tenha gosto por ela e esteja disposto a pagar os custos pessoais de ser organizado e rigoroso no acompanhamento das colmeias/abelhas ao longo do ano.
 
2 - Pode-se instalar como jovem agricultor na atividade apícola através da ação 1.1.3. do ProDeR.
 
3- Defendo que devem começar com 300 a 500 colmeias, mas após estagiarem durante um ano num apicultor que tenha sucesso. É muito importante o conhecimento dos pormenores desta atividade sobretudo no que diz respeito ao controlo atempado das doenças, pois caso contrário corre o risco de perder todo o seu investimento.
 
4 - Pesquise neste blogue sobre as ajudas da ação 1.1.3 do ProDeR, instalação de jovens agricultores e encontrará muita informação sobre as ajudas que pode captar.
 
5- Se precisar de informação ajustada marque uma consulta com a Eng. Sónia ;Moreira da Espaço Visual  (917 075 852).
 
6 - Creio que o investimento em laranjeiras tirará consistência técnica ao projeto porque defendo que se devem concentrar na apicultura 

Comentários

Mensagens populares deste blogue

PODA INVERNO KIWI

Enxertia em actinidia (planta do kiwi)

VALORES DE ARRENDAMENTO PARA UMA EXPLORAÇÃO NA REGIÃO DE SANTARÉM