VALORES DE ARRENDAMENTO PARA UMA EXPLORAÇÃO NA REGIÃO DE SANTARÉM

 Caro José Martino, 

Estou a contactá-lo em busca de orientação. Recentemente tornei-me responsável por administrar uma quinta em Santarém e para já quero arrendar alguns dos seus terrenos mas não sei o valor que poderei pedir por esse arrendamento. Pesquisei um pouco na internet e encontrei uma tabela com preços de referência para arrendamento rural por região e cultura, mas para além de ser de 2005 e de não ter os valores de algumas culturas para o Ribatejo, os preços parecem-me muito baixos (considerando que são valores anuais, estou certa?). Já me disseram que muitas vezes o que se pratica é o dobro dos valores de referência, será assim? 
Tem ideia dos valores praticados na área de Santarém, ...., em arrendamentos de terrenos na ordem dos 2-3 hectares, com água (margem de uma ribeira, com furo e/ou poço), terrenos planos, que não são plantados há mais de 10 anos, embora tenham sido lavrados 1 ou 2 vezes nos últimos dez anos. A ideia é fazer um contrato de campanha para cultivar, por exemplo, courgete ou pimentos (presumo que encaixem na categoria das hortícolas). 
Já contactei a Associação de Agricultores do Ribatejo mas não obtive resposta, será que me pode ajudar? 

Grata pela consideração.

Comentários:
1. Não posso opinar concretamente sobre o valor da renda de um terreno que não visitei e não o conheço.

2. Parâmetros a ter em conta para a definição do valor da renda: fertilidade do solo/cultura mais rentável com potencial para colocar nesse terreno, regadio (existência ou não de captações, armazenamento, etc. ou sequeiro) acessos (camiões TIR, camiões 2 eixos ou trator) baixada elétrica (existente no terreno, à porta da exploração, valor de orçamento para colocar a eletricidade no terreno), construções agrícolas (existência (estado e superfície) ou inexistência, potencial para construção ou colocação de contentor marítimo).

3. Sim, as culturas que indica são culturas que se podem enquadrar como hortícolas (niveis mais elevados de rendas indicados pelas tabelas).

4. Os valores das rendas por hectare ano variam entre 50€ e 2000€, conforme a valorização dos parâmetros indicados em 2. e a oferta e a procura de terrenos para arrendar na região em causa. 

Comentários

Mensagens populares deste blogue

PODA INVERNO KIWI

Enxertia em actinidia (planta do kiwi)