Enxertia em actinidia (planta do kiwi)

Boa noite. 

Pelo segundo ano consecutivo fiz enxertia em meu pé de Kiwi. Ele já tem uns 20 anos porém apenas um lado possui um enxerto de flores masculinas. Colhi alguns brotos que me pareceram bem promissores e fiz a enxertia do lado feminino da planta. Os enxertos funcionam teve um que produziu flores e tudo. Porem logo em seguida morrem. Esse ano repeti o processo e estou obtendo os mesmo resultados alguns estão brotando, outros brotaram e já secaram. O que estou fazendo de errado??? Pode me ajudar??

Comentários:
1. Para a enxertia ter maiores probabilidades de sucesso deve colher durante o pleno inverno o terço médio das varas que produziram frutos, mergulhá-las em água limpa durante 10 minutos, envolvê-las com um saco plástico sem qualquer furo, retirar o máximo de ar enrolando o saco à volta das varas e por último, cobrir todo saco com fita cola para evitar trocas gasosas entre o interior e exterior do saco. Este deve ser colocado no frigorífico (refrigerador no Brasil ou geleira em Angola e Moçambique).

2. Após a data de floração dos kiwis deve enxertar num rebento ou broto do ano que tenha a mesma grossura do garfo que conservou em frio.

3. O garfo deve ter 1 ou 2 gomos.

4. Deve atar bem a conexão do garfo com o cavalo. 

5. Isolar o mais possível as zonas dos cortes que estão expostas ao ar.

6. Retire as flores que possam aparecer neste 1.º ano provindo do garfo.

7. O que descreve no seu e-mail deve-se a enxertias realizadas no inverno cujos rebentos/brotos primaveris se desenvolvem devido às reservas existentes no garfo e que morrem  quando a temperatura no ar sobe porque não conseguem ser alimentados pelo cavalo (planta com 20 anos)   

Comentários

Mensagens populares deste blogue

PODA INVERNO KIWI

VALORES DE ARRENDAMENTO PARA UMA EXPLORAÇÃO NA REGIÃO DE SANTARÉM