O autor deste blogue reserva-se o direito de publicar e responder aos e-mails e comentários que lhe são enviados (critérios: disponibilidade de tempo e interesse para os leitores). Os e-mails e comentários a merecer resposta devem obedecer à seguinte condição: o seu autor deve estar devidamente identificado com endereço e-mail e número de telemóvel.


domingo, 24 de janeiro de 2016

Terreno agrícola de 2000 m2: o que fazer?

"Boa tarde,
Após alguma pesquisa através da net apercebi me que  o Sr. Engenheiro tem sido útil a muita gente, resolvi enviar este mail para saber se me pode ajudar com alguma ideia.
Tenho um terreno agrícola com +- 2000 metros quadrados, casa de habitação, com bastante agua, mas encontra se ao abandono.
Este terreno é numa aldeia pertence ao distrito de Coimbra, concelho de Arganil.
Eu  trabalho em Lisboa.
Pretendo saber que posso fazer, para que não tenho todos anos ter que limpar o mesmo."
 
Comentários:
1 - A melhor opção é colocar o seu terreno na Bolsa Nacional de Terras e arrenda-lo a quem tiver vocação e tempo para dedicar à agricultura. Neste caso, é preciso que na proximidade existam parcelas disponíveis de outros proprietários para que quem for arrendar possa constituir uma exploração agrícola com alguma dimensão. Há milhares de proprietários na sua situação que se fizerem o que recomendo irão ganhar mais dinheiro face à situação atual   
 
2 - Como habita a grande distância do terreno não o aconselho a desenvolver qualquer atividade agrícola porque o custo de deslocação compromete a rentabilidade do dinheiro aplicado.
 
3 - Atividades agrícolas com interesse para 2000 m2 de terreno quando se habita perto e se encontram na região canais para comercialização e valorização das produções: cogumelos, mirtilos, amoras, rebentos de sementes, maçãs de variedades regionais, ameixas, hortícolas de ar livre.   

Sem comentários: