PODA INVERNO KIWI


Bom dia Eng. Martino,
Tenho um vizinho que tem uma ramada de kiwis para dar sombra a pequena área social e verifico desde há muitos anos que ele não consegue obter frutos. Porque será? É falta de plantas macho?

Comentários:

1.       A planta do kiwi produz flores/frutos em rebentos do ano que abrolham de gomos formados no ano anterior, gomos estes que estão localizados no segundo e terceiro terços da vara, contados a partir da sua base (sua inserção na árvore e que corresponde à sua parte mais grossa).

2.       Se a poda de inverno for realizada em ramos curtos deixando o primeiro terço da vara, a qual contém exclusivamente gomos vegetativos e eliminando o segundo e terceiros terços da vara, onde estão os gomos mistos cujos rebentos darão rebentos do ano com flores, certamente que a planta na primavera só dará rebentos  vegetativos sem qualquer produção.

3.       O exposto em 2. explica porque é que o vizinho do leitor não consegue ter frutos de kiwis nas suas plantas.

4.       A poda de inverno deve ter como objetivo deixar um número reduzido de varas formadas no ano anterior, inteiras (deixar o máximo de comprimento da vara cortando-a quando tenha o diâmetro do dedo mínimo). Deixar na ramada as varas formadas no ano anterior atadas com 30-40 cm de distância entre si.

5.       As plantas machos são necessários para a produção de pólen para fecundação das flores das plantas fêmeas (flores que se transformam em frutos). Se não houver machos há produção de frutos de pequeno tamanho. Se houver pólen há aumento do tamanho dos frutos.      

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Enxertia em actinidia (planta do kiwi)

VALORES DE ARRENDAMENTO PARA UMA EXPLORAÇÃO NA REGIÃO DE SANTARÉM