Tenho terreno e não tenho dinheiro: o que fazer?

"Boa tarde

Sou filho único, tenho .. anos, moro em ... concelho de Santo Tirso Meus pais têm um terreno, ou seja uma pequena quinta que deve de ter à volta de 2 hectares de terreno e casa de lavoura recentemente recuperada, pois estava em ruínas.

No final dos anos oitenta, aquele terreno chegou a dar mais de 20 pipas de vinho (em ramadas) e muito e bom grão, batatas etc. É um terreno onde dá o sol todo o dia, a terra é bastante boa e regado através de poços.

Este terreno deu muito vinho e milho agora, esta (quase) todo abandonado servindo de pastagem para pouco mais de uma dezena de ovelhas e outra parte para um pequeno quintal. O problema é que chegou a hora de eu assumir as limpezas do terreno. Acontece que tenho terreno mas não tenho dinheiro para investir…

Nos últimos meses comei a pensar em colocar kiwi ou mirtilo.
A principal questão é a seguinte: como disse antes; tenho terreno à minha disposição para trabalhar mas não tenho dinheiro…
O kiwi será uma boa aposta? Pois começo a ver muitas plantações, tenho receio que não tenha escoamento.
Se planta-se 1 hectare que tipo de ajuda teria?
O que significa ao certo “fundo perdido”?

Necessita de algumas informações e se calhar também formações.
Qual a sua opinião?"


Comentários:
1 - Se não tem dinheiro para investir nas suas terras recomendo que as arrende através da Bolsa de Terras Municipal de S. Tirso (peça informações através do e-mail:invest@cm-stirso.pt ou ao presidente da sua junta de freguesia).

2 - O Kiwi é muito boa opção sobretudo a variedade amarela Jintao, marca comercial Jingold. Tem escoamento e valorização assegurados. Marque uma consulta com a Eng. Sónia Moreira da Espaço Visual (917 075 852) que esta esclarece-o sobre os pormenores deste negócio.

3 - Para plantar 1 hectare de kiwis teria 50% do investimento elegível em incentivo não reembolsável.

4 - Fundo perdido = incentivo não reembolsável = subsidio = dinheiro público dado após fazer o investimento.

  

Comentários

Mensagens populares deste blogue

PODA INVERNO KIWI

Enxertia em actinidia (planta do kiwi)

VALORES DE ARRENDAMENTO PARA UMA EXPLORAÇÃO NA REGIÃO DE SANTARÉM