Coisas que nunca deverão mudar em Portugal

Merece reflexão este post que publiquei em 2010:

O embaixador britânico em Portugal, Alex Ellis, antes de deixar o posto, publica no jornal Expresso do Sábado 18 de Dezembro de 2010, um artigo com o titulo deste post. Não resisti a escrever sobre o assunto porque me identifico com o descrito: começa por recorrer a "Os Maias" de Eça de Queiróz, o livro que mais admiro, para descrever a atitude dos portugueses sobre o nosso próprio país e de seguida enumera "dez coisas" boas que Portugal possui e que "espera", espero que nunca mudem em Portugal.
A n.º 8 é a mais fantástica, vou descrevê-la: "Mulheres. O Adido de Defesa da Embaixada há 15 anos deu-me um conselho:"Jovem, se quiser uma coisa para ser mesmo bem feita neste país, dê a tarefa a uma mulher".Concordei tanto que me casei com uma portuguesa". Se tenho algum sucesso na minha vida deve-se à minha mulher, irmãs, cunhadas e às minhas colaboradoras na Espaço Visual, na LIPOR, APK, etc. Sempre acreditei e assumi que as mulheres portuguesas estão melhor preparadas para enfrentar e resolver de forma pragmática os problemas que se nos deparam.

Comentários:
1. Tenho grande admiração pelos "Os Maias" de Eça de Queiroz porque descrevem muito bem a sociedade portuguesa há quase cento cinquenta anos, nos seus tiques e limitações, as quais ainda continuam actuais, Para mim esta descrição escrita serve para termos consciência das nossas limitações como portugueses  e fazermos tudo o que esteja ao nosso alcance para as ultrapassarmos. Na minha opinião o ex-embaixador britânico enquadra-se no perfil de português culto. 
 

2. Acredito na regra n.º 8 enunciada pelo ex-embaixador britânico porque passados todos estes anos continuo a verificar que as mulheres são as responsáveis neste país, concluírem com sucesso processos complexos e de difícil execução.


3. Acredito que nos próximos anos as mulheres irão liderar Portugal e que o país irá ser diferente e mais desenvolvido porque as mulheres têm perfil psicológico e de actuação estratégica em linha com os desafios da sociedade de hoje. 

Comentários

Mensagens populares deste blogue

PODA INVERNO KIWI

Enxertia em actinidia (planta do kiwi)

VALORES DE ARRENDAMENTO PARA UMA EXPLORAÇÃO NA REGIÃO DE SANTARÉM