Limões ou limas MPB: o que devo fazer para me lançar numa destas atividades?

Olá Boa noite,

Em primeiro lugar felicitações por todo o seu trabalho no bloge, após uma pesquisa nos últimos dias localizei o mesmo e simplesmente, muitos parabéns. Espetacular. 

Ora bem o que me trás ao seu encontro será tal como indica o assunto. Agricultura biológica. 

Disponho de cerca de 10/12hect de solo localizado em Pedrogão pequeno, Serta. Zona afetada pelos incêndios Outubro 2017 onde até à data o que se encontrava lá seriam culturas medronheiros, pinhal, eucaliptos e arbustos. Agora pretendo dar outro rumo. 

Fiz uma pequena pesquisa conversa daqui e dali e estou a pensar em agricultura biológica de limoeiros ou limas. 
Entrando nos grandes potências de mercado virando atenções para a seção das frutas temos limas a rondar 4€/kg limoes 2/kg. Ora uma pesquisa mais profunda, grande parte destes citrinos não tem origem Portugal e muito menos biologicos. 
Pensando um pouco mais á frente, limao/Lima são frutos que aguentam 2 meses sem precisar de frio. Logo não preciso fazer esse investimento. Manutenção diária muito pouco. Significa que apenas teria selecionar a qualidade mais rentável para esta zona, fazer vedação, que quase nem precisa, porque pelos conhecimentos adquiridos creio javali e etc não ataca essas plantações. Sistema de rega, não é necessário furo pois disponho de 2minas com muita água. Apenas bomba talvez. E tão séria preparaçao do solo e aquisição da qualidade da planta mais rentável, sistema de rega e máquina agricola. Basicamente seria isto. Teria custo de mão de obra diária baixo comparando com mirtilo por exemplo. 
Considerando os seus conhecimentos qual a sua opinião? 
Estaria mais virado para as limas uma vez que a produção seria mais rentável pelo preço de venda e possívelmente mais fácil escoar o produto. 


Agradeceria imenso a sua opinião. 

Melhores Cumprimentos 

Comentários:
1. Comece por fazer o levantamento e identificar quem lhe irá comprar os limões e as limas, identifique que quantidades necessitam por épocas do ano, preços que têm pago por ano nos últimos 3 anos, prazos de pagamento, referências de outros produtores seus fornecedores que possa visitar para avaliar "os ossos de oficio da atividade".

2. Faça um plano de negócios sumário: valores de investimento, custos de exploração, produções em cada ano e valor da produção (rendimento bruto), elabore uma tabela em Excel com as entradas e saídas de dinheiro em cada ano, identifique o fundo de maneio que irá necessitar (dinheiro necessário para equilibrar a tesouraria naqueles anos que não a atividade não gera entrada de dinheiro para fazer face às saídas de dinheiro).

3. Se após concluir o indicado em 2. verificar que deve investir contrate consultoria para o ajudar a montar a operação. Recomendo que contate a eng. Sónia Moreira da Espaço Visual (917 075 852).

Votos de bom trabalho e dos maiores sucessos nesta sua vertente empreendedora   


Comentários

Mensagens populares deste blogue

PODA INVERNO KIWI

Enxertia em actinidia (planta do kiwi)

VALORES DE ARRENDAMENTO PARA UMA EXPLORAÇÃO NA REGIÃO DE SANTARÉM