Será a fileira do kiwi bem organizada comercialmente para remunerar melhor os kiwis pagos a preços mais baixos que no passado?

Anónimo Paulo costa disse:

"Todas as minhas tentativas de revenda se revelaram infrutíferas nem tampouco fui capaz de vendê-los a mais de 2,5 ao consumidor final.

Actualmente produzo shitake em copolite para meu consumo próprio. Cansei de os deitar ao lixo invés de os dar à consignação aos operadores do Mercado Abastecedor do Porto.

O negócio dos cogumelos é vender formação e kits de cultivo para iniciantes. Estudem a lei da oferta e da procura antes de mexer uma palha… Lembrem-se dos kivis, quando eram importados custavam nunca abaixo de 2 euros até o dia em que se multiplicaram produtores e agora são pagos a pouco mais de 30 cêntimos".

Comentários:
1 - A comercialização organizada ao nível grossista entre o produtor e o consumidor, é uma das condições necessárias para se ter sucesso na agricultura, pelo que, recomendo que faça um levantamento de mercado para verificar se há operadores que lhe podem dar valor às suas produções de cogumelos.

2 - Defendo tal como aconselha o bom senso e prudência que previamente aos investimentos devem ter pelo menos um operador ou canal que se comprometa a comercializar as produções.

3 - O exemplo que deu dos kiwis está errado porque, à época, anos oitenta do século passado, com dois euros por kilo de kiwis produziam-se 3 a 5 toneladas por hectare (6000 a 10 000 euros por hectare). A 30 cêntimos só recebe quem produz frutos/kiwis de baixa qualidade. Nos últimos anos para os bons produtores/boa qualidade, a valorização dos kiwis esteve entre 55 e os 75 cêntimos, com produtividades entre as 25 e as 45 toneladas por hectare (13 750  a 25 000 euros por hectare). Além disso, posso afirmar que não conheço produtores que tenham ganho muito dinheiro nos tempos áureos do kiwi, pelo contrário, conheço outros que nos últimos 10 anos arrecadaram largos milhares de euros de rendimento líquido das suas explorações/produções.

4 - Como o kiwi e a sua fileira são a minha especialidade como agrónomo, bem como a minha vida ao longo de 27 anos de trabalho, não quero que fique com dúvidas sobre o escrito em 3 e por isso, está convidado/desafiado para telefonar à Eng. Sónia Moreira da Espaço Visual (917 075 852) com o objetivo de se marcar uma manhã ou uma tarde, a combinar entre a agenda de nós os dois, para passarmos umas horas juntos, falarmos com produtores e responsáveis dos entrepostos do kiwi, os quais lhe darão de viva voz a respetiva perspetiva sobre os preços dos kiwis e a rentabilidade da sua produção, assim como comprovará a elevada organização comercial que existe nesta fileira. Certamente que após a visita espelharemos neste blogue a informação recolhida. Espero o seu contato!

Comentários

Mensagens populares deste blogue

PODA INVERNO KIWI

Enxertia em actinidia (planta do kiwi)

VALORES DE ARRENDAMENTO PARA UMA EXPLORAÇÃO NA REGIÃO DE SANTARÉM