“Tâmega Sousa Business Sunset: Mercados de comercialização de produtos locais”


Intervenção inicial que fiz como moderador / animador do evento “Tâmega Sousa Business Sunset: Mercados de comercialização de produtos locais”, Cais de Bitetos, Marco de Canaveses, 6 setembro de 2018
Agradeço o convite e a oportunidade que a Comunidade Intermunicipal do Tâmega e Sousa me dá ao moderar este evento. Muito obrigado!        

Este sunset pretende ser uma oportunidade para a reflexão e debate sobre mercados de comercialização de produtos locais através da apresentação de boas práticas, troca de ideias e experiências, a partilha de contactos e a cereja em cima do bolo será, o estabelecimento de redes de cooperação e networking entre empresários da região e outros de referência nacional, ações estas que são importantes na alavancagem de novas estratégias de desenvolvimento empresarial e económico.    

A valorização dos produtos locais passa, inevitavelmente, pela sua produção com as caraterísticas de qualidade produto que os mercados os querem trocar por euros, bem como pela implementação de estratégias de comercialização que lhes deem valor acrescentado e promovam que os consumidores conheçam a sua identidade. O acesso ao mercado a um preço compensador é um fator de sustentabilidade económica das explorações agrícolas e estabelecimentos agroindustriais, e um dos vetores do desenvolvimento rural efetivo. Pretende-se dar foco ao incremento do consumo local, da economia circular e de baixo carbono, o incremento e valorização dos mercados locais seja para os residentes, seja para os turistas. Além disso, procuram-se fórmulas para exportar de forma regular e com valor acrescentado os produtos endógenos.    
Gostava que refletissem sobre que novas feiras e mercados para o Tâmega e Sousa que faça sentido promover e implementar/construir, para além do sentido estrito do termo, em sentido lato como a Feira do Fumeiro e Cozido à Portuguesa de Baião, Feira dos Capões, Festival  da Cereja de Resende, que lojas, que grossistas, qual a estratégia para colocar no produtos locais nos restaurantes, como fórmula de valorização e criação de riqueza. 

Apresentação do painel de convidados:    
Para apresentar uma experiência fora do território Tâmega e Sousa, marca presença, António Loureiro, presidente da Câmara Municipal de Albergaria a Velha. Para nos expor experiências de players localizados geograficamente dentro do território Tâmega e Sousa, sobre os mercados de comercialização de produtos locais temos, Diogo Pereira em representação da Dólmen irá falar sobre o trabalho de muitos anos na comercialização de produtos locais/endógenos nos centros de comercialização de Amarante, Marco de Canaveses, Baião, Cinfães e Resende, José Armindo em representação da Quinta de Paçô/Pecado Capital, irá expor por produção e exportação de vinho verde a partir de uma vinha com 4 ha. Sousa Guedes em representação do GAL AderSousa irá apresentar a experiência do projeto "PROVE". Agradeço em nome da CIM TS e em meu nome pessoal a presença e participação de cada um dos membros do painel de oradores
Cada um dos nossos convidados fará a sua apresentação pessoal e depois, num segundo momento apresentarão as boas práticas de que tem experiência e são porta voz. Após cada apresentação de boas práticas haverá um período de debate com as intervenções do público. Se houver tempo, na parte final do evento, haverá um período de discussão e intervenções abertas.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

PODA INVERNO KIWI

Enxertia em actinidia (planta do kiwi)

VALORES DE ARRENDAMENTO PARA UMA EXPLORAÇÃO NA REGIÃO DE SANTARÉM