Kiwi, uma fileira estratégica

Conclusões da Sessão de Esclarecimento organizada pela Associação Portuguesa de Kiwicultores (APK), com a participação da Espaço Visual e da Agrogarante:

- Em Portugal, o Kiwi é uma fileira estratégica a nível nacional, a qual, é prioritária a nível da Região Norte e Centro e como tal vai ser fortemente apoiada através do Programa de Desenvolvimento Rural (PRODER).

- Trata-se de uma fileira rentável com muito interesse sobretudo ao nível da produção dos kiwis por ter provado ser excelente negócio para os kiwicultores já instalados e para os novos que, recentemente, se dedicam a esta actividade.

- É uma fileira exportadora da qual a Direcção Regional de Agricultura e Pescas do Norte faz uma aposta forte por ser competitiva e estar em fase de forte crescimento.

- A Direcção Regional de Agricultura e Pescas do Norte assume um papel fundamental na avaliação e aprovação dos projectos de apoio ao investimento, tendo o Senhor Director Regional de Agricultura e Pescas do Norte, Arq. Carlos Guerra, assumido o compromisso de defender as candidaturas da fileira do kiwi junto da Unidade de Gestão, em Lisboa, no Gabinete de Planeamento e Políticas

- A Arogarante, sociedade de garantia mútua formada entre o Estado, a banca e os produtores aprovou uma linha de crédito, complementar às ajudas do PRODER, para apoio às novas plantações e reconversões de pomares de kiwi, tendo o valor de 16 milhões de euros.

- A APK recomenda que a instalação de novos kiwicultores se faça com explorações de superfície superior aos 4 hectares, como forma de garantir uma maior profissionalização da actividade porque esta dimensão da actividade justifica um trabalhador a tempo inteiro.

- Os apoios ao investimento veiculados pelo PRODER, no presente concurso de candidaturas, o qual termina a 25 de Julho, são dados através de subsídios a fundo perdido tendo o valor médio de 40% do investimento elegível.

- Nas candidaturas actuais o Governo obriga a maior rigor que nos projectos do III Quadro Comunitário de Apoio (QCA), sendo obrigatório o estrito cumprimento da legislação em vigor para obter aprovação da candidatura.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

PODA INVERNO KIWI

Enxertia em actinidia (planta do kiwi)

VALORES DE ARRENDAMENTO PARA UMA EXPLORAÇÃO NA REGIÃO DE SANTARÉM