Apoio Bancário à Implantação e Reconversão de Pomares de Kiwis

A Espaço Visual e as Caixas de Crédito Agrícola Mútuo do Grande Porto, Vale do Sousa e Baixo Tâmega, e Noroeste assinaram um protocolo com o objectivo de apoiar com uma linha de crédito a dez anos, com quatro anos de carência (só há lugar ao pagamento de juros) e seis anos de amortização, para os associados da APK - Associação Portuguesa deKiwicultores (quem estiver interessado em aceder a este apoio inscreve-se como associado da APK - 50 euros de jóia e 70 euros de quota), para investimento em novas plantações ou reconversão de pomares de kiwis.

Esta linha de crédito é complementar aos apoios do ProDer (só com a candidatura aprovada pode aceder ao crédito). O ProDeR apoia com cerca de 40% a 50% do investimento elegivel e o empréstimo será de 40%, pelo que os interessados terão de colocar entre 15% a 20% de capitais próprios.

A Espaço Visual terá como responsabilidade a visita aos terrenos para verificar a aptidão dos solos e clima dos terrenos objecto do investimento, bem como o perfil dos empresários. Desta visita será elaborado um relatório que será enviado à Caixa respectiva. Se o relatório tiver parecer positivo, a Espaço Visual fará a elaboração da candidatura ao ProDeR. Esta será enviada para as Caixas, bem como a demais documentação para obtenção de crédito e as Caixas farão a análise do processo e se esta for favorável haverá uma pré-aprovação do crédito, esta tonar-se-á efectiva com a aprovação do projecto por parte do ProDeR.

Trata-se de um excelente instrumento para apoiar os kiwicultores. É desejável que soluções deste tipo se desenvolvam para apoiar outras actividades na agricultura.

Comentários

Anónimo disse…
Então mas porque é necessário ser associado da APK se o protocolo é entre a Espaço Visual e as Caixas de Crédito Agrícola?

TC

Mensagens populares deste blogue

PODA INVERNO KIWI

Enxertia em actinidia (planta do kiwi)

VALORES DE ARRENDAMENTO PARA UMA EXPLORAÇÃO NA REGIÃO DE SANTARÉM