Artigo no Jornal "Grande Porto" - O que diz António Serrano

O Jornal "Grande Porto" de 30 de Julho de 2010, na sua página 20, publicou um artigo da minha autoria, com o título "O que diz António Serrano".

Subtítulo/Destaque: “O ministro quer estabelecer um prazo não superior a 60 dias para pagamento integral dos apoios aos agricultores”

O conteúdo integral do artigo é o seguinte:
O ministro da Agricultura, António Serrano, deu uma entrevista à rubrica “Grandes Negócios”, da recém-constituída televisão por cabo “Económico TV”. Numa das últimas edições deste jornal, escrevi sobre os 8 meses do ministro à frente do Ministério.
Devo, por isso, dizer, desde já, que não tenho nenhuma obsessão pelo ministro António Serrano. Não posso, como agente envolvido no sector agrícola, de acompanhar de perto e atentamente tudo o que tem feito.
Parece-me que António Serrano deixou de lado uma postura mais discreta, que talvez combine melhor com a sua origem académica e universitária, e está a apostar numa exposição pública acelerada.
Não sei o que isso significa, nem quais as intenções. Há, claro, um lado extremamente positivo nesta alteração radical de comportamento: temos acesso directo aquilo que o ministro pensa, faz, decide ou perspectiva.
A informação vinda de uma fonte fidedigna (e não há melhor fonte que as palavras do ministro) é importante para os agricultores, permite-lhes equacionar investimentos, gerir projectos, acelerar decisões empresariais.
Nesta entrevista, António Serrano não se ficou pelas meias-palavras, não falou redondo, não se escondeu em lugares comuns, não evitou comprometer com metas, prazos, medidas. Foi um anti-político, deu informações concretas, úteis e importantes. Deu aquilo que em gíria jornalística se chama “cachas” (notícias em primeira mão).
Aproveitou para fazer um balanço positivo do seu consulado, como é óbvio. Afirmou que encontrou o ProDer paralisado, quando chegou ao Ministério, e que introduziu importantes medidas de simplificação dos procedimentos.
Disse que mais do que duplicou a execução do ProDer, que estima que atinja os 30% de execução global, até final de 2010 – 20% no eixo da modernização das empresas. E garantiu que não vai haver devolução de fundos comunitários, como recentemente tinha ameaçado o comissário europeu da Agricultura.
Serrano conta acelerar este ritmo em 2011 e, sublinhou que a cadência de aprovação de projectos desde Janeiro está nos 1.000/mês, enquanto que, disse, no passado não ultrapassava os 300.
Por fim, a cereja em cima do bolo. O ministro quer estabelecer um prazo não superior a 60 dias para o pagamento integral dos apoios aos agricultores, contra os mais de 500 dias de prazo que vigorava em 2007 e 2008.
À cautela, António Serrano foi apresentando o seu trabalho e não vai evitando a demarcação do consulado do seu antecessor, Jaime Silva.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

PODA INVERNO KIWI

Enxertia em actinidia (planta do kiwi)

VALORES DE ARRENDAMENTO PARA UMA EXPLORAÇÃO NA REGIÃO DE SANTARÉM