Kiwis

Uma leitora fez o seguinte pedido de esclarecimento:

"BOA TARDE, VI ESTE BLOG QUANDO ESTAVA A PROCURA DE INFORMAÇÃO SOBRE CULTURA DE KIWIS,POIS TENHO UM TERRENO COM 4000 MTS DE ÁREA NAO NA ZONA DA FEIRA MAS PERTO ,NA ZONA DE OVAR MAIS PROPRIAMENTE EM CIMO DE VILA S JOÃO DE OVAR.GOSTARIA ,SE POSSIVEL , ME DESSEM INFORMAÇÕES SOBRE O ASSUNTO POIS GOSTARIA DE RENTABILIZAR ESTE TERRENO.as informações que pretendo sao as basicas:como se plantam,os cuidados a ter, se o terreno é a propriado(penso que sium) pois ha plantaçoes na zona,quais os custos que importam uma cultura destas : agradeço desde já e podem enviar a resposta para vandamorgana@hotmail.com"

Pode obter mais informações sobre a cultura do kiwi na Espaço Visual, Eng. Dina Fernandes, 22 450 90 47 ou na APK - Associação Portuguesa de Kiwicultores, participando no próximo Sábado, nas jornadas técnicas do dia do Kiwicultor, nas Instalações dos Bombeiros Voluntários da Feira, entre as 9h30 e as 13h00. Neste evento poderá contactar com técnicos, kiwicultores e responsáveis dos entrepostos que lhe poderão esclarecer de viva voz as dúvidas que possui sobre a cultura do kiwi.

Terrenos adequados para a cultura do kiwi: solos não encharcados, não argilosos, não pesados. Parcelas com água em abundância para rega (no pico do Verão 40m3/ha/dia). Zonas pouco ventosas. Parcelas que não teem geadas precoces de Outono ou tardias de Primavera. Zonas com alta humidade relativa de Verão e temperatura máxima nesta estação do ano não muito superior a 30 ºC. As regiões do Entre Douro e Minho e Beira Litoral são aquelas que em Portugal reunem melhores condições edafoclimáticas (de solo e clima) para a cultura do kiwi (actinidea)

Comentários

Anónimo disse…
Com tanta plantação de kiwi que se está a fazer é mais uma bolha à espera de rebentar!
Anónimo disse…
.
Várias questões para reflexão ...

1) Muitas vezes o mercado acaba por ficar saturado com certos produtos ...
Será que o anónimo do comentário anterior tem alguma razão?

2) Mais uma vez, apesar da imbecilidade de alguma comunicação social, o Sócrates tem razão. Não sei se alguma vez conseguiremos pagar a totalidade da divida, nas próximas décadas não a conseguiremos pagar de certeza absoluta, o melhor que temos a fazer nesta altura é Gerir a Dívida.

3) Não há volta a dar-lhe: a unica maneira de crir riqueza é através do Investimento.
Não há volta a dar-lhe: o País precisa de MAIS E MELHOR Investimento para se poder modernizar e competir a nivel Global ...
O resto é conversa de IMBECIS!

4) Será mesmo boa ideia colocar limites na Constituição que poderão condicionar/atrapalhar o Investimento?

5) Por falar em Investimentos, e como estamos num blog de agricultura, eu acho que um dos Investimentos MAIS DECISIVOS para o País será o REGADIO.


Vitor Monteiro
.

Mensagens populares deste blogue

PODA INVERNO KIWI

Enxertia em actinidia (planta do kiwi)

VALORES DE ARRENDAMENTO PARA UMA EXPLORAÇÃO NA REGIÃO DE SANTARÉM