Mirtilos - um negócio rentável e de futuro

Luciano Amaral disse:

"Boa tarde Srº Eng. Jose Martino.

Desde ja felicito o valor e os comentarios positivos do seu blog.
Como ja deve estar habituado, venho tambem por este meio tentar obter algum esclarecimento sobre a implantação e do cultivo de mirtilos.

:Sou um jovem com 32 anos e tenho um terreno com cerca de 11.000 m2 na zona de viseu ( Canas de Senhorim), tendo tambem 2 poços de agua em grande quantidade.
1-Gostaria de saber com a ajuda da sua experiencia se seria sustentavel o cultivo de mirtilos nessa area.
2-O produto final tem de certo escoamento? "é facil vender"?
3-Existe algum apoio para o inicio desta atividade?

Cumprimentos e muito grato

lfamaral"

Comentários:
1 - Na minha opinião a cultura do mirtilo é um excelente negócio para a superfície que o Sr. possui, pois pode e deve ser desenvolvido em part time porque poderá cuidar dos 1,1 hectares de terrenos que possui com a cultura do mirtilo se aproveitar o tempo disponível fora do horário de trabalho, incluindo fins de semana e férias. Eventualmente terá que contratar alguma mão de obra para a poda de inverno. Claro que terá de contratar mão de obra sazonal para a colheita. Uma pessoa a tempo inteiro cuida de 4-5ha, exceto a colheita, pois esta necessita de 15 a 30 pessoas/hectare e variedade.

2 - Consulte a COAPE em Mangualde pois esta cooperativa, na minha opinião, está a fazer um trabalho meritório com o mirtilo que deve ser reconhecido publicamente.

3 - Pode obter apoio com o ProDeR para se instalar como jovem agricultor. Tem inúmeros posts neste blogue sobre este assunto. Consulte o post "não há fome que não dê em fartura".

4 - Se precisar de informação mais rigorosa para o seu caso marque uma consulta junto da Eng. Sónia Moreira da Espaço Visual (917 075 852).

Comentários

Mensagens populares deste blogue

PODA INVERNO KIWI

Enxertia em actinidia (planta do kiwi)

VALORES DE ARRENDAMENTO PARA UMA EXPLORAÇÃO NA REGIÃO DE SANTARÉM