Mirtilos - um negócio rentável e de futuro

Luciano Amaral disse:

"Boa tarde Srº Eng. Jose Martino.

Desde ja felicito o valor e os comentarios positivos do seu blog.
Como ja deve estar habituado, venho tambem por este meio tentar obter algum esclarecimento sobre a implantação e do cultivo de mirtilos.

:Sou um jovem com 32 anos e tenho um terreno com cerca de 11.000 m2 na zona de viseu ( Canas de Senhorim), tendo tambem 2 poços de agua em grande quantidade.
1-Gostaria de saber com a ajuda da sua experiencia se seria sustentavel o cultivo de mirtilos nessa area.
2-O produto final tem de certo escoamento? "é facil vender"?
3-Existe algum apoio para o inicio desta atividade?

Cumprimentos e muito grato

lfamaral"

Comentários:
1 - Na minha opinião a cultura do mirtilo é um excelente negócio para a superfície que o Sr. possui, pois pode e deve ser desenvolvido em part time porque poderá cuidar dos 1,1 hectares de terrenos que possui com a cultura do mirtilo se aproveitar o tempo disponível fora do horário de trabalho, incluindo fins de semana e férias. Eventualmente terá que contratar alguma mão de obra para a poda de inverno. Claro que terá de contratar mão de obra sazonal para a colheita. Uma pessoa a tempo inteiro cuida de 4-5ha, exceto a colheita, pois esta necessita de 15 a 30 pessoas/hectare e variedade.

2 - Consulte a COAPE em Mangualde pois esta cooperativa, na minha opinião, está a fazer um trabalho meritório com o mirtilo que deve ser reconhecido publicamente.

3 - Pode obter apoio com o ProDeR para se instalar como jovem agricultor. Tem inúmeros posts neste blogue sobre este assunto. Consulte o post "não há fome que não dê em fartura".

4 - Se precisar de informação mais rigorosa para o seu caso marque uma consulta junto da Eng. Sónia Moreira da Espaço Visual (917 075 852).

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Rentabilidade da Cultura da Vinha e Economias de Escala

Ajudas ao investimento nos castanheiros