Acha boa ideia produzir maçãs e peras numa parcela de 2 ha?


"Boa noite, em primeiro lugar quero felicita-lo de agradecer pelo bom serviço que você tem prestado através do seu blog.

pretendo investir num terreno de 2 hectares em Baião, a minha intenção passa por plantar um pomar de maças e pêra rocha, e mais tarde introduzir abelhas para melhorar a produção do pomar e tirar lucro do mel, o terreno em questão é uma parcela só com agua em abundância, o que lhe pergunto é será esta ideia  rentável para o terreno em questão? qual a melhor opção para um terreno desta tipologia? que investimento por hectare vou ter de fazer em media? agradeço resposta, muito obrigado. "
 
Comentários:
1 -  Em primeiro lugar terá de saber a quem vai vender as maçãs e as peras. Tem comprador/comercializador dos seus frutos?
 
2 - Em segundo lugar, qual é o seu objetivo ao investir na agricultura, tempo inteiro ou part time?
 
3 - Em terceiro lugar, terá de dominar todos os pormenores de gestão para qualquer atividade que desenvolva ou venha a desenvolver (é errado atuar com a estratégia que está a pensar para a produção de mel  - a apicultura é uma atividade para ser desenvolvida como pilar de negócio).
 
4 - Em quarto lugar deve quantificar quanto lhe irão custar as infraestruturas da futura exploração agrícola: baixada elétrica ou energias renováveis, armazém, ferramentas e utensílios base, mecanização, segurança. etc. A partir do montante encontrado tem o custo da respetiva amortização para colocar nos seus custos de atividade agrícola, ou seja para a superfície em causa terá de investir em culturas intensivas de alto rendimento porque terá abaixo de 2 hectares como superfície produtiva para gerar rendimento.
 
5 - Conclusões: as atividades e o modo que as pensou,  para os 2 hectares em causa, não são rentáveis. Pensaria em pequenos frutos, hidroponia. caracóis (projeto de autor), etc. O investimento mínimo que prevejo, à distância/sem conhecer o terreno, o seu potencial agrícola e as suas condições específicas, é de 100 000 euros. 
          

Comentários

Mensagens populares deste blogue

PODA INVERNO KIWI

Enxertia em actinidia (planta do kiwi)

VALORES DE ARRENDAMENTO PARA UMA EXPLORAÇÃO NA REGIÃO DE SANTARÉM