O que devo escolher como atividade agrícola?


"Caro Engº José Martino

 Como novata que sou nesta área, deixe-me congratulá-lo pela sua disponibilidade e atenção para com os "jovens" nestas andanças... Um rumo e conselhos são sempre uma mais-valia.

Estou aqui a falar em meu nome e em nome de uma pessoa amiga com a qual queremos iniciar um projeto agrícola, na zona entre Montemor-o-Novo e Vendas Novas, no Alentejo.

A minha amiga frequentou à uns anos atrás o curso de jovem agricultor, através do qual tem a possibilidade ainda de usufruir de um incentivo à exploração agrícola. Em primeiro lugar gostaria de saber, se tiver essa informação, se este incentivo é independente e se não entrará em conflito com a instalação de um projeto como jovem agricultor no ambito do PDR2020. Ainda da sua vasta experiência nesta área gostaríamos de ter um conselho seu acerca do(s) produto(s) a produzir.

A minha amiga é proprietária de um terreno com alguns ha, possui animais e, em que 2 ou 3ha (conforme a necessidade) seriam dedicados à nova exploração agricola.  A ideia era de um pequeno negocio à partida se tornar num negocio rentável ao fim de alguns anos e torná-lo num emprego a tempo inteiro quer para nós quer para a comunidade local...

Pensámos em investir nas PAM ou talvez româs, baby leafs, mirtilos, ... mas a ideia será sempre à priori garantir o escoamento do produto. Sabemos que as PAM apesar de o investimento ser muito elevado o escoamento é quase garantido. O que nos aconselha e em que moldes de instalação?

O desejo de enveredar por um novo desafio de vida é enorme.Chegou a altura de arriscar!

Desde já agradeço a sua disponibilidade. 

Com os melhores cumprimentos."
 
Comentários:
1 - Dou-vos os parabéns por terem tomado a decisão de dedicarem aos negócios na agricultura. É uma atitude corajosa que vos irá exigir muito sacrifício e trabalho. É de pessoas do vosso tipo que necessitam Portugal e a sua nova ordem económica.   
 
2 - Para um negócio com 2 sócios e uma dimensão de exploração de 2 a 3 hectares, devem dedicar-se a atividades agrícolas intensivas, quer em investimento, quer em rendimento, para ter interesse no médio longo prazo.
 
3 - Os mirtilos podem ser uma opção , caso a região tenha aptidão de clima e solo, com a comercialização pela Bfruit, assim como amoras, etc. Recomendo que façam um levantamento das culturas intensivas que estão no tereno na região à volta da vossa exploração e tirem conclusões sobre a melhor decisão.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

PODA INVERNO KIWI

Enxertia em actinidia (planta do kiwi)

VALORES DE ARRENDAMENTO PARA UMA EXPLORAÇÃO NA REGIÃO DE SANTARÉM