Peço desculpa pelas questões que podem ser básicas ou até ridiculas.


"Boa tarde Eng Martino.
Conheci o seu blogue e fiquei agradado com as suas respostas e atenção para com as pessoas.
O meu nome é ... tenho 34 anos e farto da vida em cidade.
Neste momento estou a ponderar ir viver no campo e tentar manter  minha profissão actual mas a curto médio prazo viver apenas do meu terreno.
Ando em busca de um terreno com casa que possa servir de habitação permanente
As minhas duvidas estão relacionadas com a área de terreno que me aconselha a adquiri ou até mesmo o que aconselha para começar a produzir pois a minha experiência é nula e o que sei foi por iniciativa própria.
Sei que devo e quero frequentar um curso de formação
Outra questão é que eu não tenho ideia do valor necessário para criar um projecto rentável.
O meu sonho desde sempre foi viver no campo e ter um projecto rentável.
Gostaria mesmo muito de ter umas dicas e opinão de quem entende do assunto.
Peço desculpa pelas questões que podem ser básicas ou até ridiculas.
Cumprimentos"

Comentários:
1. Parece-me uma excelente oportunidade a estratégia que pretende implementar de se iniciar na agricultura mantendo a sua profissão atual até conseguir equilibrar a tesouraria do seu negócio agricola.

2. Aconselho-o a ter um terreno que possa ter a dimensão minima da economia de escala da atividade agricola a que dedicar (dimensão da exploração agricola que faz com que os custos fixos sejam mais baixos), embora deve começar por uma pequena dimensão e à medida que dominar a gestão da atividade, deve incrementar paulatinamente  a sua superfície. Para atividades muito intensivas deve ter, no minimo, 4-5 hetares, medianamente intensivas,8-10 ha e pouco intensivas 30 ha.

3. Irei animar um  workshop para Empreendedores Agricolas de Sucesso, na EXPO GONDOMAR, no próximo dia 28 de maio, sábado, pelas 14 h, o qual, recomendo que frequente para obter conhecimento como deve desenvolver o seu processo de empreendedorismo agricola e saber que formação deve frequentar.

4. Deve ter 20% de capitais próprios face ao investimento total, este varia com a intensidade da atividade.

5. Não existem perguntas básicas ou ridículas, apenas quem faz perguntas progride na escala do conhecimento. É inteligente perguntar para se aprender com base nas faturas que os outros que dedicam à agricultura já pagaram.      

Comentários

Mensagens populares deste blogue

PODA INVERNO KIWI

Enxertia em actinidia (planta do kiwi)

VALORES DE ARRENDAMENTO PARA UMA EXPLORAÇÃO NA REGIÃO DE SANTARÉM