JOSÉ MARTINO - 35 ANOS DE ENGENHEIRO AGRÓNOMO E CONSULTOR

 Comemoro no dia de hoje 35 anos em que iniciei a minha vida profissional como engenheiro agrónomo e como consultor.

Neste mesmo dia de 1986 iniciei contrato de trabalho com a FENAGRO – Federação Nacional das Cooperativas de Compra e Venda, rua da Restauração, Porto.

Esse foi o 1.º dia em que trabalhei como empregado ao longo dos 8 anos seguintes e consultor a tempo inteiro durante 27 anos (desde 1994).

Sinto que comecei com muitos sonhos e expetativas quanto ao meu futuro profissional e da minha capacidade de transformação do mundo, muito se concretizou, muito ficou pelo caminho, muito se transformou, muito se reinventou.

Continuo a acreditar e a trabalhar, como se fosse o primeiro dia, para fazer que os agricultores com as respetivas atividades tenham prestígio social e resultados como qualquer outro empresário da indústria, comércio ou serviços. Verifico que não é possível fazê-lo sem desenvolver a envolvente, a região, a comunidade, a marca territorial, o ambiente, a cultura, o turismo, os serviços sociais, etc.

Ainda há muito a fazer nas agriculturas de Portugal, porque há novas realidades e desafios, apesar do meu contributo para o desenvolvimento das fileiras do kiwi, pequenos frutos, frutos secos, etc.

Despendi muito trabalho, dedicação e liderança, na organização e promoção de eventos, empresas, associações, na formação e ganho experiência de trabalho por parte de jovens técnicos e outros que comigo trabalharam, etc. Neste campo estou muito satisfeito por ter contribuído para o desenvolvimento e crescimento das Organizações, das pessoas e da sociedade portuguesa.

Desde 2005 que assumi comigo próprio o compromisso de expor como cidadão, publicamente, as minhas ideias, propostas e metodologias para o desenvolvimento dos territórios de baixa densidade, fruto do estudo, observação, reflexão, trabalho, experimentação. Foi uma tarefa árdua e um sacrifico interno muito doloroso, começar e continuar esta tarefa, é um desafio que envolve muito tempo de trabalho mental e de escrita, é também um forte contributo para a construção de massa crítica na sociedade de Portugal.

No tempo que sobra invisto-o neste blog, o qual, é uma ferramenta de serviço público colocada ao serviço dos interessados e da sociedade.

Ao fim destas três décadas e meia de trabalho estou satisfeito por ter liderado e construído as equipas que fazem da Espaço Visual uma consultora de sucesso, uma Entidade e marca que nos ultrapassa a todos que nela trabalhamos, quase única exclusiva referência de Organização na sua área que está fora dos círculos de Lisboa.


Mais recentemente, há uma equipa da Ruris Desenvolvimento que lidero, a qual, trabalha para Entidades Públicas, Comunidades Intermunicipais, Câmaras Municipais e Associações, é especializada na implementação de estratégias de desenvolvimento de territórios desafiantes, que com exigência, rigor e disciplina, olha para os territórios de baixa densidade como um todo, elabora as soluções e se tiver oportunidade implementa-as. Tenho certeza que o trabalho feito e a fazer, os resultados dos seus serviços irão mudar para melhor o desenvolvimento de muitas regiões de Portugal.  

Comentários

Mensagens populares deste blogue

PODA INVERNO KIWI

Enxertia em actinidia (planta do kiwi)

VALORES DE ARRENDAMENTO PARA UMA EXPLORAÇÃO NA REGIÃO DE SANTARÉM