O que fazer com um terreno agrícola de várzea?

 Boa Noite caro Eng. José Martino


Quero desde já agradecer o enorme serviço público que presta pro bono à agricultura portuguesa.

Existe a possibilidade de rentabilizar um terreno com cerca de 5 ha que era uma antiga varzea. O terreno localizado no concelho de Montemor o Novo é arenoso, plano e existem 2 pequenas albufeiras que depois de recuperadas poderiam fornecer a água para a futura cultura a instalar.

Já se pensou em tomate, ou em melões e melancias, mas também em arvores de fruto.
Existe também uma enorme praga de javalis, o que obrigaria a um elevado investimento para a protecção das culturas.
De referir também que o resto da propriedade é florestal, sendo dedicada a extração de cortiça, pinhas e em pequena escala eucaliptos.
A intenção seria ter outra fonte de rendimento e diferente numa parte da propriedade que está sub-aproveitada.

Gostaria por isso de saber o que o senhor aconselha assim à primeira vista para obter rendimento da parcela em questão.

Desde já o meu agradecimento pela atenção prestada.

com os melhores cumprimentos,
Carlos Figueiras

 

Comentários:

1.       Obrigado pelo seu agradecimento. É gratificante saber que há pessoas que valorizam o serviço público deste blog.

2.       Não sei se o seu objetivo é investir para desenvolver uma exploração agrícola familiar ou patronal, ou se pelo contrário, quer fazer investimento de baixo valor para não ter a propriedade abandonada.

3.       Se o terreno não inundar durante o inverno poderá pensar em fruticultura, pois caso contrário terá de optar por culturas hortícolas de primavera verão (no inverno colocar culturas de baixo custo de instalação, e.g. nabiças, nabos ou grelos).

4.       Terá de começar por fazer o levantamento da estrutura comercial que pode valorizar as suas produções, ficando o local de entrega das produções não muito distante da sua exploração agrícola.

5.       Como indica que há produção de pinhas, recomendo como investimento de baixo valor, a plantação de pinheiros para posterior enxertia em pinheiro manso. Na minha opinião, é uma espécie florestal cujo rendimento considero de produção agrícola.

6.       Caso opte pela exploração agrícola, para controlar os javalis terá de contar no investimento com uma vedação para o efeito.

Recomendo o modo de produção biológico porque é o futuro.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

PODA INVERNO KIWI

Enxertia em actinidia (planta do kiwi)

VALORES DE ARRENDAMENTO PARA UMA EXPLORAÇÃO NA REGIÃO DE SANTARÉM