PLANTAS DE ESPARGOS PARA HORTA FAMILIAR

A cultura do espargo é simples, praticamente não tem pragas e doenças. Desde que o solo seja bem drenado pode fazer parte da nossa horta familiar porque é uma planta rústica, precisa de algumas regas durante o verão, praticamente não precisa de adubações, reage bem à aplicação de matéria orgânica na entrelinha no inverno.   

Os espargos colhem-se durante 3 meses de março a maio, neste perído de tempo cortam-se os rebentos denominados "turiões" sempre que atingem os 20-25 cm de altura. 
Nestes 3 meses, março a maio, são necessárias 2 a 3 sachas para retirar as infestantes na linha. 
A partir de junho deixa-se a planta crescer quanto mais desenvolver a parte aérea mais reservas irá acumular nas raizes no outono quando a parte aérea da planta secar. 
No inverno corta-se a parte áerea e espera-se pelo mês de março para começar a colher espargos.

Numa plantação de espargos a entrelinha, distância de linha a linha, deve ter 1,2 m, mais comum 1,5 m, ou caso tenha destroçador de trator, a largura deste equipamento acrescido de 20 cm. A distância da entrelinha é importante para que as copas das plantas  de espargos sejam iluminadas diretamente durante o verão, isto é, entrelinhas muito apertadas as plantas fazem sombra umas às outras.

 A plantação de espargos pode ser realizada em linhas simples ou pareadas.A distância entre plantas na linha varia de 4 plantas por metro (25 cm entre plantas) a 3 plantas por metro (33 cm entre plantas).

As plantas de espargos denominadas garras devem ficar colocadas a 30 cm de profundidade.

No fundo do rego colocar matéria orgânica (2 l ou 1kg por metro) + corretivo cálcico (30 g por metro) + adubo rico em fósforo homologado para a agricultura biológica (100g por metro) + adubo rico em potássio homologado para a agricultura biológica (30 g por metro).

Mobilizar o fundo escavando com uma enxada para incorporar os fertilizantes

  


Colocar as plantas abrindo / espalhando as raizes


Cobrir as plantas com 20 cm de terra e regar para eliminar o ar em excesso e fazer com que as particulas do solo adiram às raizes 

Caso queira controlar as ervas na linha sem muito esforço aplicar uma camada de areia com 10 cm de altura.

As plantas dos espargos custam 1,5€ com IVA incluido (Gondomar) + portes, venda minima de 30 plantas e pode fazer a encomenda pelo telemóvel 916948915. 

Comentários

Mensagens populares deste blogue

PODA INVERNO KIWI

Enxertia em actinidia (planta do kiwi)

VALORES DE ARRENDAMENTO PARA UMA EXPLORAÇÃO NA REGIÃO DE SANTARÉM