Seminário "EXPERIÊNCIAS E CONTRIBUTOS PARA O SUCESSO NA AGRICULTURA E NO DESENVOLVIMENTO RURAL",

Há muitos jovens agricultores que sentem dificuldades para se instalarem e sobretudo, para obterem sucesso nos primeiros anos de atividade agrícola. Cientes deste estrangulamento a Espaço Visual e a Naturalfa organizam o evento descrito abaixo com o objetivo de dar ferramentas para o ultrapassar. Neste sentido, convidaram a coordenadora de uma Associação Líder para explicar como promovem o desenvolvimento rural na sua área de intervenção geográfica e por arrastamento, como é que os jovens agricultores podem tirar partido da ação destas associações. Por outro lado, irá intervir um jovem agricultor e técnico que tem muito sucesso na sua atividade, decorrente da forte organização pessoal intrínseca, da sua procura pessoal do conhecimento, bem como das experiências que faz no terreno. Os jovens sentem os custos financeiros dos seus erros e querem ultrapassá-los, sentem as limitações  de capital na fase de investimento e de exploração da atividade. Nesta perspetiva, a CCAM da Área Metropolitana do Porto virá apresentar as linhas de crédito especificas, ajustadas e estudadas para a agricultura, sobretudo para apoiar os jovens agricultores, independentemente da localização geográfica da respetiva exploração. E por último, iremos escutar a experiência comercial e a mais valia que obtiveram, um conjunto de agricultores, que constituíram uma empresa e posteriormente, transformaram-na em Organização de Produtores.
Pela minha parte irei comentar as intervenções e criar condições para um debate sério e interessante sobre os temas propostos.
Creio que estão reunidas as condições para o sucesso dos eventos da Agricultura ao Sábado, estou certo que no final cada um de nós se sentirá mais enriquecido e conhecedor do que deve fazer para transformar a sua agricultura num negócio muito rentável.         



No próximo dia 27 de julho (sábado), pelas 14:00h, no espaço da paróquia na Junta de Freguesia de Foz de Sousa, decorrerá o Seminário "Agricultura ao Sábado", sobre o tema "EXPERIÊNCIAS E CONTRIBUTOS PARA O SUCESSO NA AGRICULTURA E NO DESENVOLVIMENTO RURAL", organizado pela  Espaço Visual, Lda. e NATURALFA, com os apoios da ADRITEM e  da Caixa de Crédito Agrícola da Área Metropolitana do Porto.


PROGRAMA


14h00| Sessão de abertura


14h30| Desenvolvimento Rural da região do grande Porto
              Teresa Pouzada, Coordenadora da ADRITEM


15h30| Experiência de um kiwicultor e técnico agrícola
              João Oliveira, Jovem Agricultor e Consultor


16h30| Crédito à Agricultura
             José Cunha da Silva, Presidente CA, CCAM Área Metropolitana do Porto


17h00| Vantagens das Organizações de Produtores no sucesso da comercialização das hortícolas
              Inocêncio Amorim, Gerente PAM


Moderadora| Liliana Perestrelo, Gerente da Naturalfa

Comentador| José Martino, Gerente da Espaço Visual




A inscrição custa 10 euros. Os fundos revertem para o Centro Social Paroquial S. João da Foz do Sousa, IPSS que trabalha com idosos e crianças. As inscrições são efetuadas em www.espaco-visual.pt. As dúvidas podem ser esclarecidas com Benjamim Machado (benjamim.machado@espaco-visual.pt; 924 433 183).

Comentários

Mensagens populares deste blogue

PODA INVERNO KIWI

Enxertia em actinidia (planta do kiwi)

VALORES DE ARRENDAMENTO PARA UMA EXPLORAÇÃO NA REGIÃO DE SANTARÉM