O autor deste blogue reserva-se o direito de publicar e responder aos e-mails e comentários que lhe são enviados (critérios: disponibilidade de tempo e interesse para os leitores). Os e-mails e comentários a merecer resposta devem obedecer à seguinte condição: o seu autor deve estar devidamente identificado com endereço e-mail e número de telemóvel.


quinta-feira, 15 de março de 2018

Ajudas financeiras públicas de nova geração para apoiar a 1.ª instalação de jovens agricultores

 Sr. Martino, bom dia,
Fala-se muito de jovens agricultores na agricultura de Portugal, acha que o seu número é o seu peso no negócio são os necessários e suficientes para acautelar o futuro de um setor desenvolvido?
Obrigado
Comentários:
1. Em Portugal, existirão entre 3 a 4% de jovens agricultores no contexto global dos agricultores (262420) enquanto na EU representam 6%.
2. Portugal é um país com baixa renovação geracional na gestão agrícola:
- metade dos agricultores portugueses tem mais de 65 anos;
-   73.7% têm 55 ou mais anos de idade.
-  há menos de 15% com idade igual ou inferior a 44 anos.
3. Na minha opinião à medida que houver mais terra disponível pela saída dos mais velhos haverá mais jovens instalados a alargarem as suas explorações agrícolas e haverá maior peso pela entrada através de 1.ª instalação se ajudas forem mais eficazes.
4.  As ajudas de 1.ª instalação devem passar por incentivos não reembolsáveis de 50 a 60% do valor do investimento total (engloba fundo de maneio enquanto a tesouraria estiver negativa) incluindo prémio de 1.ª instalação e ajudas ao investimento. Os restantes 40 a 50% devem ser financiados através de incentivo reembolsável. Para obter estes apoios o jovem apresenta candidatura, estagia um ano numa exploração agrícola, tem um técnico tutor que elabora o plano de estagio e o acompanha, bem como o chefe da exploração. No final do ano apresenta o relatório de estágio, o qual tem de ter parecer positivo do tutor e chefe de exploração. Por fim o jovem apresenta o relatório de estágio e presta provas publicas de capacidade perante um júri de técnicos do ministério da agricultura e professores universitários/politécnicos

Sem comentários: