O autor deste blogue reserva-se o direito de publicar e responder aos e-mails e comentários que lhe são enviados (critérios: disponibilidade de tempo e interesse para os leitores). Os e-mails e comentários a merecer resposta devem obedecer à seguinte condição: o seu autor deve estar devidamente identificado com endereço e-mail e número de telemóvel.


terça-feira, 20 de março de 2018

É tudo tão difícil, será que vale a pena?

Boas, José, boa noite,
Na tua opinião, um jovem inexperiente na agricultura pode no futuro ter mais sucesso que um agricultor tarimbado que passou toda a vida a trabalhar não conseguindo levantar a cabeça porque teve imensas dificuldades em sustentar a família e por os filhos a estudar?
Eu quero começar o processo de me instalar na agricultura e não sei por onde começar: como consigo ter terra para explorar, que atividades escolher para trabalhar, como arranjar dinheiro, etc. É tudo tão difícil, será que vale a pena?
A tua resposta é muito importante para mim.
Continua a escrever no blogue porque me ajudas a perceber o mundo que é a agricultura.
Obrigado

Comentários:
1. O sucesso profissional e nos negócios é o resultado do que cada um de nós for capaz de construir ao longo de uma vida: acreditar, planear, desenvolver, estudar, investir, melhorar as competências, arriscar, trabalhar de forma árdua sete dias por semana, ano após ano, aprender com os erros, melhorar a argúcia para analisar negócios, pessoas (colaboradores, clientes, fornecedores, prestadores de serviços, etc.),  saber resolver problemas, saber encontrar soluções eficazes e eficientes para os problemas diários, crescer como pessoa, como empresário, esta evolução, este crescimento, far-se-ão sentir da mesma forma no negócio.

2. De acordo com o descrito em 1. pode-se explicar o que descreve na sua primeira pergunta e pode adaptar o seu conteúdo como resposta à questão que colocou. Conheço agricultores que em 30 anos pouco evoluíram e outros que transformaram as suas vidas, os seus negócios, que têm imenso sucesso.

3. Do ponto de vista médio e estatístico a agricultura e setor de atividade económica com imensas dificuldades de rentabilidade decorrente da concorrência aberta nos mercados sobretudo de produtos originários de outros países, preços relativamente baixos, qualidade e homogeneidade muito elevadas, o empresário português tem ser muito competitivo, conhecer bem os mercados, controlar a gestão para oferecer produtos de melhor qualidade. em quantidade e regularidade, tem que estar organizado.

4. Para saber como se deve instalar na agricultura, que caminho deve percorrer leia todos os posts deste blogue porque tem imensa informação, dicas, estratégias, sobre o que deve fazer. Após terminar este trabalho escreva-me de novo e diga-me o que falta, que dúvidas tem, que ideias alternativas tem na cabeça e sobre as quais precisa tomar decisões.

Bom trabalho!       

Sem comentários: