O autor deste blogue reserva-se o direito de publicar e responder aos e-mails e comentários que lhe são enviados (critérios: disponibilidade de tempo e interesse para os leitores). Os e-mails e comentários a merecer resposta devem obedecer à seguinte condição: o seu autor deve estar devidamente identificado com endereço e-mail e número de telemóvel.


sábado, 3 de março de 2018

Incubadora de Base Rural de Guimarães

 Texto retirado de http://www.cm-guimaraes.pt/pages/1267
O QUE É?
A Incubadora de Base Rural de Guimarães é um serviço de apoio ao nascimento e crescimento de empresas especialmente dedicado a iniciativas de base rural, como sejam a agricultura, a agroindústria, a silvicultura ou outros serviços e tecnologias de suporte.
Com este projeto, pela primeira vez, o Município de Guimarães capitaliza todo o potencial agrícola e florestal do concelho e, simultaneamente, promove o crescimento económico, o desenvolvimento empresarial, a inclusão social, a sustentabilidade ambiental e o bom uso do solo.

A QUEM SE DESTINA?
A Incubadora de Base Rural de Guimarães apoia todos os empreendedores que tenham uma ideia ou plano de negócio numa atividade económica de base rural e que a queiram implementar em Guimarães. Destina-se preferencialmente a jovens agricultores e empreendedores, residentes do concelho, desempregados e agricultores que se dediquem ao modo de produção biológico.

QUAIS AS ÁREAS DE NEGÓCIO PRIVILEGIADAS?
A Incubadora de Base Rural de Guimarães apoia projetos que se desenvolvam nas seguintes atividades económicas:
a) Produção agrícola, nos modos de produção integrada, biológica, etc.;
b) Produção agrícola, agroindustrial, incluindo a comercialização e embalamento de produtos, nomeadamente os produtos endógenos/locais;
c) Outros serviços conexos (empresas prestadoras de serviços de agricultura de precisão,
c) consultoria agrícola, comercialização de máquinas e equipamentos, fornecedores de fatores de produção, alojamento local e turismo rural, entre outros não exclusivos);
d) Atividades de base tecnológica (iniciativas em Internet of Things – IOT, robótica e tecnologia de suporte à atividade agrícola).

DE QUE APOIOS POSSO BENEFICIAR?

PROGRAMA DE INCUBAÇÃO
Realização de um programa de qualificação para o empreendedorismo de base rural, dirigido a promotores de ideias de negócio que escolheram Guimarães para lançarem a sua empresa. O Programa envolve várias etapas que visam capacitar os incubados para a elaboração, consolidação e implementação do plano de negócios.



ACESSO À TERRA
Procurando facilitar o acesso à terra aos novos empreendedores rurais será criada a Bolsa de Terras e o Banco de Terras, compostos por terrenos abandonados conferindo-lhes assim uma utilização e um benefício para aqueles com interesse em explorar a agricultura e torná-la num negócio rentável.




SISTEMA DE INCENTIVOS
Disponibilização de apoios técnicos e pecuniários para o apoio a promotores de ideias de negócio nos primeiros meses de criação e lançamento da empresa, de modo a assegurar condições de igualdade de oportunidades e inclusão social, num projeto de fomento do empreendedorismo e desenvolvimento económico.




TRANSFERÊNCIA DE I&D
Mobilização de parcerias entre empreendedores e entidades do Sistema Científico e Tecnológico para o acréscimo de valor e competitividade aos negócios de base rural criados em Guimarães, incentivando atividades de experimentação e integração de procedimentos inovadores.


imagem

ANIMAÇÃO E DINAMIZAÇÃO
Projeção da identidade corporativa da Incubadora e realização de ações públicas que divulguem a estrutura e os seus serviços. De entre outras atividades de dinamização, incluiu-se a feira do empreendedorismo como forma de sinalizar a aposta de Guimarães na promoção de iniciativas empresariais de matriz rural.

Sem comentários: