Os três C´s

Artigo que escrevi e que o Semanário Vida Económica publicou na passada 5.ª Feira:

Agora é que são elas. Cavaco pôs um “timing” e Passos Coelho tem de começar a provar que sabe cumprir os “timings”. Ele já garantiu que vai cumprir as medidas incluídas no memorando da troika. Já garantiu cumprir os compromissos a que Portugal se sujeitou com as três entidades que nos emprestaram dinheiro.
A estes três C´s – cumprir o “timing” de Cavaco; cumprir o memorando; cumprir os compromissos financeiros; Passos Coelho tem mais um C. Este C pode ser o menos mediático, pode ser o menos lembrado, pode até Passos Coelho não estar a ver bem onde queremos chegar, agora que está mergulhado nas negociações para a composição do novo Governo e, depois, mergulhado estará nos dossiers cuja gestão política que fizer nos tirarão da fossa (e eu acredito que vai conseguir).

Esse C diz respeito aos agricultores e aos jovens agricultores. É preciso que o Primeiro-Ministro de Portugal cumpra (ou mande cumprir) aquilo que dois mandatos socialistas de Sócrates e dois ministros depois – Jaime Silva e António Serrano – falharam rotundamente, o cumprimento dos prazos de pagamentos aos agricultores e aos jovens agricultores portugueses devidos pelo ProDer.

O que o novo Governo, a sua pasta da Agricultura, devia começar por fazer – e já! – era enviar uma carta/aval aos agricultores com pagamentos em atraso, para que com esse documento pudessem levantar esse dinheiro no banco.

Cumprir os compromissos a que nos submetemos com o exterior é importante, é essencial e é decisivo para a nova sobrevivência, mas cumprir os compromissos internos com um sector – a agricultura – que pode ser uma alavanca essencial do nosso crescimento e progresso, não é menos importante e decisivo. Sem essa gestão paralela, não chegamos a lado nenhum. Acredito que Passos Coelho tem noção dessa realidade!

Comentários

Anónimo disse…
desde já o meu agradecimento, visto o senhor ser das poucas a falar da realidade existente relativamente aos pagamentos.
Sim porque o sr Serrano apenas utiliza truques de estatistica e trocadilhos de portugues para pavonear se com os pagamentos, sei que a altura não é boa mas se existe dinheiro para uns certamente tem de existir para aqueles que com sacrificio estam de facto a contribuir para a economia portuguesa
Ando a pedir á cerca de 6 meses um documento desse genero e nada.
Quando ligo para saber de como está o processo de pagamento quase pareco um pedinte.
os meus parabens pelo seu blog

Mensagens populares deste blogue

PODA INVERNO KIWI

Enxertia em actinidia (planta do kiwi)

VALORES DE ARRENDAMENTO PARA UMA EXPLORAÇÃO NA REGIÃO DE SANTARÉM