Campanha de comercialização do kiwi 2010/2011
Neste mês de Agosto foram encerradas as contas e os pagamentos relativas aos kiwis colhidos em Novembro de 2010, por parte de todos os entrepostos portugueses, franceses e espanhóis (galegos) que valorizam os kiwis de Portugal. Como conclusão, posso afirmar que a liquidação dos frutos foi extremamente interessante para o kiwicultor, gerando-lhe alguma rentabilidade.
Tenho a registar que a maior fatia da cadeia de valor fica retida na distribuição organizada, pelo que é necessário que o poder político assuma as suas responsabilidades e resolva este estrangulamento que está a gerar crise na produção nacional.
A rentabilidade advém da qualidade das produções, bem como das produtividades dos pomares, resultados estes que são o fruto da organização e da capacidade de gestão dos kiwicultores. Por outro lado, há a realçar o excelente trabalho dos entrepostos na obtenção de valor acrescentado na comercialização dos kiwis de Portugal.
Com os resultados conseguidos nesta campanha de comercialização que agora terminou, toda a fileira está de parabéns!
O trabalho árduo e esforçado de todos os membros da Fileira do Kiwi não pode parar, pois como os desafios de mercado são cada vez mais complexos e exigentes, só com esta estratégia se pode continuar na senda do sucesso que se conseguiu nos últimos anos.
Tenho a registar que a maior fatia da cadeia de valor fica retida na distribuição organizada, pelo que é necessário que o poder político assuma as suas responsabilidades e resolva este estrangulamento que está a gerar crise na produção nacional.
A rentabilidade advém da qualidade das produções, bem como das produtividades dos pomares, resultados estes que são o fruto da organização e da capacidade de gestão dos kiwicultores. Por outro lado, há a realçar o excelente trabalho dos entrepostos na obtenção de valor acrescentado na comercialização dos kiwis de Portugal.
Com os resultados conseguidos nesta campanha de comercialização que agora terminou, toda a fileira está de parabéns!
O trabalho árduo e esforçado de todos os membros da Fileira do Kiwi não pode parar, pois como os desafios de mercado são cada vez mais complexos e exigentes, só com esta estratégia se pode continuar na senda do sucesso que se conseguiu nos últimos anos.
Comentários