O meu "Prós e Contras"

O leitor deste blogue JRNA disse...
Isso, se tivesses oportunidade para falar; aquilo foi uma vergonha!!! Efectivamente, a única pessoa que se saiu bem foi a Ministra. O sector agrícola foi profundamente achincalhado por aquela apresentadora e, portanto, perante o publico em geral, saiu a perder. Falar de coisas sérias, não é compatível com uma pessoa que quer ser vedeta e que, para além de ser malcriada, não se prepara minimamente para o tema.

Segue o meu comentário:
O programa Prós e Contras de ontem sobre a Agricultura e o Mar foi uma desilusão porque não trouxe nada de novo. Os intervenientes são atores já gastos nestas andanças da agricultura: dirigentes associativos e cooperativos, etc.

O Programa seria mais interessante com as intervenções das seguintes pessoas:
- Norberto Pires, responsável da Hortijales em Vila Pouca de Aguiar (20 anos de sucesso na horticultura), desenvolvida na Região de Trás-os-Montes, em condições particularmente dificeis (zero apoios públicos até 2009).
- Artur Sousa, presidente do Grupo Sousacamp, Vila Flor, produção de cogumelos nos concelhos de Vila Flor, Vila Real e Paredes (o Grupo está a internacionalizar-se).
- Vitor Araújo, gerente do grupo de empresas da Kiwi Greensun, sita no concelho de Guimarães (150 ha de kiwis, entreposto para 4500 toneladas de kiwis, possui empresas de prestação de serviços).
- Francisco Figueira, possui empresas de produção e conservação,normalização e embalagem de ameixas e kiwis, concelhos de Campo Maior, Valença, Póvoa de Lanhoso,Guimarães, etc.Exporta parte significativa das suas produções.
- Luis Alves, concelho de Vila Nova de Gaia, produtor e exportador de Plantas Aromáticas e Medicinais (PAM), divulgador, comunicador e animador desta fileira.
- Fernando de Moitinhos, concelho de Ílhavo, micro floricultor, caso de sucesso empresarial pelo emprego das tecnologias mais sofisticadas. Exemplo de rigor na gestão da exploração.
- Agostinho Cabougueira - produtor e exportador de cravos, atividade sita no concelho de Chaves (cerca de 20 anos de sucesso nesta atividade agrícola).
- Pedro Pimentel, secretário-geral da Associação Nacional dos Industriais de Laticinios, pessoa que, na minha opinião, é um dos melhores experts sobre a fileira do leite e dos laticinios, bem como, na condução da política agrícola de Portugal.
- Jorge Soares, dirigente da Associação que controla a IGP "maçãs de Alcobaça", também dirigente empresarial nas fileiras da pêra e maçãs.
- Horácio Ferreira, gerente da cooperativa de citrinos denominada "Cacial", sita no concelho de Faro.

Poderia indicar muitos mais empresários e agricultores de sucesso que poderiam dar uma nova perspetiva e panoramica mais realista das agriculturas de Portugal

Comentários

JRNA disse…
Embora tenha falado só uma vez, a intervenção referente à necessidade de existir uma continuidade das políticas que estejam correctas, que o Presidente da CAP salientou, tamnbém foi positiva. Pena foi que não tivesse tido oportunidade de desenvolver mais...

Mensagens populares deste blogue

PODA INVERNO KIWI

Enxertia em actinidia (planta do kiwi)

VALORES DE ARRENDAMENTO PARA UMA EXPLORAÇÃO NA REGIÃO DE SANTARÉM