Sucesso na agricultura

Um leitor colocou neste blogue o seguinte pedido de escalrecimento:
"Boa noite.

Ando já à algum tempo a pensar se um negócio na área da agricultura não seria uma boa aposta futura.. sobretudo a pensar nos tempos que ai vem.

O meu conhecimento sobre esta área já não é zero tendo já conseguido boas produções de tomate embora a nível privado e praticamente sem fins lucrativos, salvo algumas excepções que embora pouco rentáveis, já deram algum dinheiro.

Peço, e dada a sua experiência e estudos que me indique algumas linhas gerais sobre em que deverá acentar um modelo de negócio deste tipo, os tipos de risco mais frequentes, bem como alguns conselhos que me poderá fornecer.

Agradeço a atenção e esperando a sua resposta.

João Rebelo"

Aconselho que visite algumas explorações de sucesso, penso que pretende investir na área da horticultura, pelo que nesta área recomendo a visita aos irmãos Pires, Norberto e Fernando, que lideram a Hortijales, em Vila Pouca de Aguiar. Recomendo que faça o estágio da Espaço Visual e da Hortijales e durante um ano irá aprender tudo sobre a gestão de uma exploração hortícola, minimizando os seus riscos de investimento. A maioria dos investidores que falharam-se teem por base os problemas e as deficiências de gestão, sobretudo a falta experiência e bom senso nesta matéria. Ser gestor agrícola significa ter capacidade de gestão e ter competências em gestão de pessoal, pichelaria, eletricidade,máquinas e equipamentos,automatização, etc.

Tenho verificado que nunca tem insucesso na agricultura, quem trabalha, é organizado, acredita no que faz e nos resultados das suas ações. Há muitos casos de sucesso na agricultura que não conhecidos do público em geral. Dou o exemplo da Hortijales, 20 anos de sucesso empresarial, numa zona com condições de solo e clima muitos complicados, nos quais a maioria de nós teria desistido. Pelo contrário, esta empresa ganha dinheiro, tem sucesso porque os seus lideres sabem o que querem e lutam pelos objetivos que perseguem: a agricultura, apesar de ser uma industria a céu aberto, é um negócio tão ou mais rentável como qualquer outro.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

PODA INVERNO KIWI

Enxertia em actinidia (planta do kiwi)

VALORES DE ARRENDAMENTO PARA UMA EXPLORAÇÃO NA REGIÃO DE SANTARÉM