Persistência e teimosia=sucesso na agricultura
O leitor Filipe Pedro está confiante em obter sucesso com o ProDeR e na obtenção de crédito bancário porque é persistente e teimoso. Rendo-lhe a minha homenagem porque acredita nos resultados do seu trabalho, mas sobretudo porque empenha-se em consegui-los. Acho determinante que em lugar de passarmos o tempo com lamentações, façamos a análise certa e passemos à ação, realizando um passo de cada vez, mas atacando o problema seguinte, pois este é sempre mais simples de resolver que o "molho de problemas" que constituem o processo
Comentários
Por outro lado (e não tem a ver com o sucesso que advém da persistência e teimosia), devido à incerteza relativamente à disponibilidade de fundos até final deste quadro comunitário de apoio, pode ocorrer um fenómeno de precipitação ou de corrida aos projetos a submeter ao ProDer, que, a meu ver, pode resultar em projetos bem feitos e aprovados, mas posteriormente mal executados, com subsequente abandono e, convenhámos, descredibilização do setor.
Não sei se ocorre este fenómeno atualmente, mas parece-me perfeitamente plausível.
É, para mim, o resultado de más políticas e má gestão dos fundos até aqui, sendo que convinha que os actuais políticos responsáveis pelo setor viessem a público esclarecer se 2013 não é miragem ou se nos próximos meses de 2012 vem já o fim da linha para o ProDer, senão sucesso na agricultura já não estará ao alcance de muita gente que até tem grande capacidade técnica e mental para tal.
Cumprimentos
PM
Vamos lá ver se eu me consigo expressar sem entrar no dominio da impertinência ...
-) A fronteira entre a persistência e a teimosia é muito ténue.
-) A ideia subjacente ao post é pura e simplesmente FALSA e MUITO PERIGOSA.
-) A persistência tem elevadas probabilidades de conduzir ao sucesso.
-) A teimosia, mais cedo ou mais tarde, acabará invitavelmente por conduzir a um qualquer dos muitos precípicios que existem no Mundo dos Negócios.
-) Aqueles que têm SUCESSO são os que têm o discernimento necessário para "farejar" essa linha ( quase ) invisivel que separa a Persistência da Teimosia.
Cumprimentos
Vitor Monteiro.
.
-) Obviamente, referia-me àqueles que têm ÊXITO ... e ... MÉRITO!
Cumprimentos
Vitor Monteiro.
.
cumprimentos a todos e nao levem muito á risca a forma como me expresso que ás vezes é um pouco como se me senti-se com 20 anos outra vez e falo como se fosse só meia bola e força, mas tenho 36 e já sei um pouco que não é bem assim...
cumprimentos