Caro José Martino, Estou a contactá-lo em busca de orientação. Recentemente tornei-me responsável por administrar uma quinta em Santarém e para já quero arrendar alguns dos seus terrenos mas não sei o valor que poderei pedir por esse arrendamento. Pesquisei um pouco na internet e encontrei uma tabela com preços de referência para arrendamento rural por região e cultura, mas para além de ser de 2005 e de não ter os valores de algumas culturas para o Ribatejo, os preços parecem-me muito baixos (considerando que são valores anuais, estou certa?). Já me disseram que muitas vezes o que se pratica é o dobro dos valores de referência, será assim? Tem ideia dos valores praticados na área de Santarém, ...., em arrendamentos de terrenos na ordem dos 2-3 hectares, com água (margem de uma ribeira, com furo e/ou poço), terrenos planos, que não são plantados há mais de 10 anos, embora tenham sido lavrados 1 ou 2 vezes nos últimos dez anos. A ideia é fazer um contrato de campanha pa
Comentários
Ricardo Santos
contudo estando em plena execuçao de um projecto proder lamento o facto de o respectivo programa ser demasiado burocratico para com os investidores/ agricultores.
Sugiro para o novo programa PAC 2013 um a maior flexibilidade no apoio aos agricultores, maior informação e melhor formação.
Para finalizar critico a forma como a formação é dada a jovens agricultores sem qualquer experiencia...tecnicos sejam pragmaticos ensinem casos concretos e nao teorias sem grande fundamento.
Estas dicas, espero que sejam apenas num sentido de apoiar e informar quem está a iniciar novos projectos e nao pense que tudo seja fácil...
Parabens pelo blog e em especial ao Sr. Eng. José Martino.
Já agora, qual foi o preço pago ,ou a pagar, ao produtor por kilo da colheita de 2011? E quanto é que o produtor pagou por cada kilo rejeitado na escolha/calibração?
obrigado
Sou um jovem licenciado numa área que nada tem a ver com a agricultura, mas com gosto enorme pela agricultura e por tudo o que ela representa.
Como projecto pessoal pretendo neste anos de 2012 apostar na agricultura. Tendo consciência de que o gosto só por si não é suficiente, gostaria de saber onde posso adquirir a informação e a formação para poder apostar na produção de kiwi.
Sou da zona de Felgueiras onde sei que existe, ou pelo menos começa a existir, uma aposta no kiwi.
Acredito que no que refere a produção não existirão muitos segredos, a minha dúvida reside acima de tudo em como escoar o produto.
No que refere a apoios também gostaria de saber se existem e onde me posso informar sobre eles.
Para finalizar gostaria de saber a opinião do Engenheiro relativamente a opção de muitos pequenos agricultores estarem a transformar terrenos com vinha em terrenos com produção de kiwi.
Um bom ano cheio de sucesso e muito trabalho (pago se possível)