Devo apresentar candidatura ao ProDeR ou esperar pelo PDR 2014-2020?

Jorge Vasconcelos disse:

"Boa noite eng. José Martino
Obrigado pela sua disponibilidade e colaboração tão útil. Penso que os projetos da Proder para apicultura estão temporariamente encerrados, e as minhas duvidas são:
Eles reabrem no inicio do próximo
ano, ou ainda não temos a certeza de datas da reabertura?
É que eu e meu filho de 21 anos com sempre pouca, mas já alguma experiencia apícola estamos empenhados em iniciar um projeto de apicultura mas não encontro informação atual para saber se é um sonho possível ou não.
Há alguma sociedade possivel que eu possa fazer com o meu filho, (tenho 49 anos), ou como só ele é jovem, só ele pode participar?
Têem que ser projetos para 500 colmeias, ou há projetos menores?
Cumprimentos e obrigado

Tenho ainda mais uma duvida, por favor. O curso de apicultura que o meu filho terá que tirar tem duração de três anos a partir da candidatura, e é possivel frequentar estando empregado, fazendo a atividade apicola como par-time?
Mais uma vez muito obrigado

Comentários:
1 - As candidaturas ao ProDeR não estão encerradas, apenas serão analisadas as candidaturas que tenham orçamento. A minha recomendação é que apresente a candidatura até 31 de dezembro de 2013. Terá mais a ganhar que se o fizer agora em lugar de 2014. Se quiser saber os pormenores e as razões para esta estratégia marque uma reunião (custa 40 euros com IVA incluído) com o Eng. Benjamim Machado (telemóvel: 924 433 183) da Espaço Visual. Esta recomendação estende-se a todos os queiram fazer projetos entre os 75 000 a 100 000 euros, queiram maximizar as ajudas e fiquem com a possibilidade de tirarem o curso de jovem agricultor nos primeiros dois anos após a assinatura do contrato de atribuição das ajudas.    

2 - O Secretário de Estado da Agricultura comprometeu-se a publicar entre fim do ano de 2013 e inicio de 2014, a legislação sobre a transição entre o ProDeR e as novas ajudas, pelo que nessa altura saberá com o que pode contar.

3 - Faça uma sociedade por quotas com o seu filho, o Sr. com 49% e o seu filho 51% (e simultaneamente gerente) e apresente candidatura ao ProDeR até 31 dezembro de 2013. O sonho é possível em apicultura porque é um negócio rentável e muito interessante. É uma atividade na qual eu tenho investimentos e que acredito nas suas virtualidades, se houver rigor e organização, haverá sucesso empresarial e financeiro.

4 - O seu filho terá dois anos após a assinatura do contrato de ajudas (praticamente 3 anos após a apresentação do projeto) para frequentar com aproveitamento o curso de jovem agricultor. Este decorre ao final de tarde, dois a três dias por semana após as 19 horas e aos sábados (dia inteiro). O seu filho pode ter outra atividade profissional e trabalhar na apicultura em part time.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

PODA INVERNO KIWI

Enxertia em actinidia (planta do kiwi)

VALORES DE ARRENDAMENTO PARA UMA EXPLORAÇÃO NA REGIÃO DE SANTARÉM