Que árvores devo plantar?

Pedro Ribeiro disse:

"Boa tarde Sr. Engº José,
Antes demais, muitos parabéns por todo o trabalho extremamente enriquecedor/esclarecedor que tem vindo a prestar no seu blog.
Venho por este meio solicitar a v/ ajuda:

Tenho um pequeno terreno (c/ acácias, choupos, eucaliptos...e muitas silvas) c/ cerca de 4000m2 ao "abandono". Estou a pensar limpá-lo e prepará-lo para reflorestar.
Esse terreno fica numa zona plana, junto a um rio e entre duas terras plantadas com choupos.

Que conselhos me daria relativamente a que arvores lá colocar?
Eu já pensei em eucaliptos, choupos, tílias, sorveiras, cerejeiras, castanheiros...mas sinceramente não sei vem o que decidir.

O que eu pretendo no fundo é rentabilizar o espaço que se encontra ao abandono. Pois nos tempos que correm, todas as receitas possíveis são bem vindas.

Eu sou da Zona Centro, Leiria, mais propriamente de Monte redondo (2425-619).

O que me aconselhariam?

Desde já muito obrigado por toda a v/ atenção.

Sem mais,
Att.,
Pedro Ribeiro"

Comentários:
1 - Não consigo dar-lhe um conselho sem conhecer o seu terreno, pelo que recomendo que consulte para o efeito um técnico da associação florestal que seja mais próxima do seu terreno.

2 - Não será melhor, caso o seu terreno tenha aptidão agrícola, coloca-lo na bolsa de terras pondo-o á disposição de quem tenha vocação e perfil para a agricultura e neste caso recebendo uma renda anual, uma receita bem vinda? 

Comentários

Mensagens populares deste blogue

PODA INVERNO KIWI

Enxertia em actinidia (planta do kiwi)

VALORES DE ARRENDAMENTO PARA UMA EXPLORAÇÃO NA REGIÃO DE SANTARÉM