Conferência JN: Agricultura em Debate


Ontem estive, como orador convidado, a participar na Conferência do JN sobre o sector primário, denominada "Fazemos Bem". O director-adjunto do JN, Paulo Ferreira, apresentou-me como "Provedor dos Agricultores". Apesar de ter sido dito em tom de amizade, senti-me lisonjeado porque todo o trabalho público que tenho desenvolvido, muitas vezes em prejuízo da minha vida empresarial, tem como objectivo a defesa dos agricultores, da agricultura nacional e do "made in" Portugal. Sem paternalismos, mas com a convicção que podemos fazer bem, se formos competentes, dedicados, informados e tivermos lideranças efectivas e estratégias, que eu chamo de "nova geração", correctas. Pergunto: em mais de 2 décadas de ajudas públicas ao investimento, que incremento se verificou no PIB agrícola? Um aumento residual. Porquê? Porque falta liderança política e temos um modelo económico errado. O que é preciso? Empresas que criem valor; produtores capazes de produzir bem, fazendo a operação certa na hora certa; jovens agricultores organizados, curiosos e rigorosos, que percebam o negócio e que tenham vocação, porque a agricultura é uma actividade difícil; a moda não pode dar lugar à desilusão.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

PODA INVERNO KIWI

Enxertia em actinidia (planta do kiwi)

VALORES DE ARRENDAMENTO PARA UMA EXPLORAÇÃO NA REGIÃO DE SANTARÉM