É interessante investir em kiwis e mirtilos?


Boa tarde Eng. Martino,

Sou jovem (23 anos) e de momento com licenciatura em gestão e mestrado terminados vejo na agricultura uma boa opção de investimento. Como tenho cerca de 5.5 hectares de terreno com disponibilidade de água em abundância visto ter nascentes dentro da quinta. O terreno é em ... na freguesia de ... que de momento estão com milho, anteriormente eram vinhas mas foram arrancadas. Queria saber as sua opinião em diferentes culturas. Estava a pensar por cerca de 3.5 hectares de vinha visto que já tenho numa outra propriedade e sei como produzir e comercializar, apesar do baixo rendimento. Depois os restantes 2 hectares estava na dúvida entre os Kiwis ou os mirtilos, o problema tem haver com não perceber de nenhuma das culturas. Também pensei em fazer um hectare de cada. As minhas dúvidas andam em torno dos mirtilos e Kiwis:

1º Existe mercado para escoar os frutos? como existe nos vinhos as adegas cooperativas ou Sogrape..

2º Qual das culturas kiwi ou mirtilho seria mais rentável? e com menos risco de doenças, comercialização..

3º A nível de apoios qual seria o mais indicado? jovem agricultor? a quinta neste momento faz turismo rural um conhecido meu fez um projeto conjunto de turismo com agricultura acha mais viável para conseguir o apoio?

4º Possuo outra quinta em conjunto com familiares com cerca de 6 hectares de campo na mesma zona e se a cultura dos kiwis ou mirtilos fosse viável na 1ª instalação poderia aumentar para esse terreno com contrato de arrendamento. O valor que tinha pensado em termos de arrendamento por hectare seria de 750 euros isto teria muita influência na rentabilidade?

Desde já, agradeço resposta e pelo excelente trabalho de ajuda e cooperação desenvolvido pelo Eng e respetivo blogue."
 
Comentários:
1 - A vinha é uma atividade agrícola interessante na produção de uvas para vinho verde se tiver a dimensão mínima de exploração de 15 hectares.
 
2 - A parcela de 5,5 hectares, se tiver aptidão, o kiwi é uma excelente oportunidade: 3 hectares de kiwi amarelo Jintao e 2,5 hectares kiwi verde hayward.
 
3 - Recomendo que explore este blogue na sua parte de pesquisa e terá a resposta às suas dúvidas sobre os kiwis e mirtilos.
 
4- Os melhores apoios ao investimento são os existentes para a 1.ª instalação de jovens agricultores: prémio (15 000 € a +/- 30 000 €) + incentivo não reembolsável de apoio ao investimento (55-60%).
 
5 - O apoio ao investimento é independente e sem qualquer relação com atividades complementares à atividade agrícola, como por exemplo, turismo, etc.
 
6 - O valor da renda indicada é aceitável, não compromete a rentabilidade, das explorações de kiwis ou mirtilos.
 
7 - Na cultura do kiwi já se conhece tudo sobre produção e comercialização pelo que não se justifica a expressão que escreveu "...se fosse viável...". Marque uma consulta com a Eng, Sónia Moreira da Espaço Visual (917 075 852) que ela explica-lhe todos os pormenores estratégicos desta atividade e indica-lhe produtores a visitar. Por outro lado, junto da Eng. Sónia Moreira pode obter muita informação sobre a cultura do mirtilo e a sua comercialização.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

PODA INVERNO KIWI

Enxertia em actinidia (planta do kiwi)

VALORES DE ARRENDAMENTO PARA UMA EXPLORAÇÃO NA REGIÃO DE SANTARÉM