Uma opinião sobre a valorização da produção nacional

"Boa noite, escrevo-lhe apenas para pedir uma opinião sobre uma possível solução para a produção nacional que ao mesmo tempo é mais ecológica.

-Poderia o Governo, a nível nacional, ou talvez a Europa como uma medida da PAC (muito mais difícil na minha opinião) criar uma "taxa ecológica", aplicada ao retalho e grandes superficies, sobre a distância (Km) que os bens alimentares têm de percorrer para chegar à prateleira? Não seria uma medida simples para proteger e incentivar a produção local ao mesmo tempo que se protege o ambiente?

Claro que isto pode ser perigoso, pois as grandes superficies podem obrigar os produtores a baixar ainda mais os preços, mas uma solução destas aliada a tabelas de preços mínimos a pagar ao produtor iguais em toda a europa poderia talvez resultar numa politica muito mais sustentada para os agricultores europeus."

Comentários:
1. Na minha opinião a melhor opção é o consumidor ser pessoa esclarecida, massa/opinião critica sobre o que quer, possui consciência das consequências das suas opões sobre o emprego e desenvolvimento económico das regiões de produção, o qual prefere a melhor qualidade de produto, o que na maioria dos casos o levaria a privilegiar a compra dos produtos agrícolas e agroindustriais produzidos em Portugal.

2. As decisões políticas através da introdução de taxas levam à distorção  do mercado, as quais acabam por penalizar os produtores.

3. As intervenções políticas devem ser canalizadas para equilibrar as relações comerciais entre a distribuição organizada e os seus fornecedores através da melhoria do acompanhamento da Autoridade da Concorrência de todos os passos do relacionamento entre as partes, maiores penalizações para práticas de dumping, práticas de esmagamento dos fornecedores, etc.. Se necessário deveria ser criada legislação que dê maior eficácia à ação de quem fiscaliza.

4. É muitissímo importante legislar no sentido da embalagem conter a verdadeira origem do produto e das respetivas matérias primas para que o consumidor possa exercer a sua opção conforme o indicado em 1.    

Comentários

Mensagens populares deste blogue

PODA INVERNO KIWI

Enxertia em actinidia (planta do kiwi)

VALORES DE ARRENDAMENTO PARA UMA EXPLORAÇÃO NA REGIÃO DE SANTARÉM