Petição Pública "Mais Portugal 2020 para a Agricultura"

Coloquei uma petição pública ao presidente da Repúblcia em http://peticaopublica.com/pview.aspx?pi=PT81393. Se estiver de acordo, assine-a

Mais Portugal 2020 para a Agricultura
Para: Presidente da República Portuguesa

Exmo. Senhor Presidente da República 
Prof. Dr. Marcelo Rebelo de Sousa
 

Considerando que V. Ex.ª é um homem de causas.
 
Considerando que recentemente esteve em Berlim, com a Chanceler Merkel, para apelar à não aplicação de sanções a Portugal por procedimento por défice excessivo.
 
Considerando que V. Exª é a voz mais autorizada e mais influente deste País.
 
Considerando que toda e qualquer ação em defesa de Portugal, dos portugueses, da sua economia e da sua qualidade de vida terá em si um defensor intransigente.
 
Venho na qualidade de empresário e consultor agrícola com quase 30 anos de atividade apelar-lhe para que junto do Governo e das instâncias europeias possa defender um aumento de 300 milhões de euros de fundos comunitários para a Agricultura portuguesa que não seja considerado para défice excessivo.
 
Pergunto-lhe com humildade Sr. Presidente: vamos permitir que o nosso setor agrícola volte a ser o parente pobre da economia ou aproveitamos o novo paradigma que foi alcançado e canalizamos para este setor as verbas necessárias?
 
Temos a coragem de fazer da agricultura uma prioridade política e investimos aqui mais 300 milhões de euros ou deitamos fora o que foi conseguido e retrocedemos décadas, com as consequências para o emprego, para as exportações e para a modernização da economia?
 
É preciso negociar com Bruxelas o aumento do Orçamento Nacional para a Agricultura e o respeito pela regra do défice excessivo? Que se negoceie!
 
É preciso cortar nas gorduras do Estado sem dó nem piedade? Que se corte!
 
É preciso convidar o comissário europeu para a Agricultura, o presidente da Comissão Europeia e o presidente do Eurogrupo a visitarem Portugal? Vamos a isso!
 
Aqui, V. Ex.ª tem um papel fundamental para juntar à mesma mesa as personalidades que contam. Apelo-lhe para que patrocine este debate em Portugal e no seio da União Europeia. Poucos debates são tão importantes para o nosso futuro.
 
Nos últimos anos, a agricultura foi a almofada social que susteve o choque provocado em muitas famílias: desemprego, cortes de salários, pensões, etc.
 
A agricultura criou riqueza e emprego líquido, uma nova e jovem fornada de agricultores olhou para a agricultura como uma segunda oportunidade para a sua vida.
 
A agricultura incorporou inovação, modernização, empreendedorismo, iniciativa, arrojo, dedicação e paixão.
 
Não podemos deixar morrer esta semente que já está a dar bons frutos.
 
Nas regiões mais desfavorecidas, a agricultura é a base do emprego e da riqueza, no combate à desertificação. Vamos abandonar estas regiões?
 
A agricultura ajudou a mudar o paradigma da nossa economia: mais exportações, mais inovação, mais desenvolvimento.
 
A agricultura está a contribuir para equilibrar a nossa balança comercial.
 
O papel de V. Ex.ª é decisivo e fundamental, seja através da palavra, seja através de iniciativas como a que recentemente levou a cabo, intitulada "Portugal Próximo".
 
Contamos consigo!

Comentários

Mensagens populares deste blogue

PODA INVERNO KIWI

Enxertia em actinidia (planta do kiwi)

VALORES DE ARRENDAMENTO PARA UMA EXPLORAÇÃO NA REGIÃO DE SANTARÉM