O autor deste blogue reserva-se o direito de publicar e responder aos e-mails e comentários que lhe são enviados (critérios: disponibilidade de tempo e interesse para os leitores). Os e-mails e comentários a merecer resposta devem obedecer à seguinte condição: o seu autor deve estar devidamente identificado com endereço e-mail e número de telemóvel.


domingo, 6 de março de 2016

O que fazer?

"Boa tarde Sr.  Engenheiro José Martino.
Sabe dizer-me o que colocar num projecto de jovem agricultor com 2000 m2 na zona de Penacova, Coimbra?
Desde já muito grato pela atenção"

Comentários:
1 - Para rentabilizar investimentos em 2000 metros quadrados que justifiquem a instalação como jovem agricultor não há muitas opções de atividades, teoricamente podem ser: hortícolas em hidroponia, cogumelos, caracóis, etc.

2 - Para Penacova? Não conheço as condições de clima e solo para dar uma opinião válida e tão mais importante é o canal para a valorização comercial:existe? Está a que distãncia?

3 - E por último, o mais importante: qual a sua vocação, perfil para ser empreendedor e em particular para estas atividades?

4 - Não recomendo que se instale com esta dimensão de atividade indicada porque tendo sucesso no negócio irá precisar de incrementar o tamanho da sua exploração e virá a necessidade de a deslocalizar e voltará a pagar os custos de se instalar de novo para implementar novas infraestruturas e melhoramentos fundiários 


Sem comentários: