Pistácio

"Boa tarde sr engenheiro

Antes de mais obrigado e parabéns pelo excelente blog. 
se me permite tenho varias questões a colocar lhe, ficaria muito grato se me respondesse 

Tenho 20 anos e estou a frequentar o curso de agronomia na universidade de Évora

O meu pai e eu estamos muito interessados na cultura do pistácio. Em breve 22 ha de sequeiro irão ter disponibilidade de 25 000 litros de agua/hora 

pelo que li a cultura atinge o máximo de produção aos 8 anos, nos primeiros a produção é nula?

os terrenos localizam se no alto Alentejo, é uma zona com potencial para a cultura?

Qual o ph ideal  para a cultura?

A polenizaçao é importante?

o mercado é de fácil acesso?

a exploração que temos é de agro pecuaria e temos alguns equipamentos, quais são mesmo necessários para a cultura.?

São necessários muitos tratamentos fitofarmaceuticos? Como se devem fazer?

Agora por ultimo, pergunto lhe não só como agrónomo mas também como economista, é um investimento que é necessário muito dinheiro disponível? Devo candidatar me ao 2020 como jovem agricultor antes de terminar o curso? 


Peço desculpa tanta pergunta mas pelos documentos que li de sua autoria percebo que sabe muito da cultura do pistácio. E sabe da parte económica o que por vezes falha na agricultura 

Aguardo resposta.

Muito obrigado"

Comentários:
1- Tenho feito um enorme esforço de sacrificio pessoal para visitar todas as plantações possiveis em Portugal e no estrangeiro. Isto tem representado um enorme esforço financeiro para a Espaço Visual e Fruystach. Para mim ter sido um enorme prazer poder aprender com as faturas pagas pelos outros (produtores já instalados) e perceber os conceitos técnicos económicos desta cultura podendo ser massa critica sobre esta atividade.

2 - A divulgação pública que temos feito da cultura do pistácio é um serviço público e de interesse público, o qual deveria ser assumido pelo Estado e não por empresas privadas, como é o presente caso. Infelizmente o Estado Português demitiu-se das suas funções de liderança, o que me levou a defender publicamente que o Gabinete de Planeamento e Políticas alterasse o seu nome para Gabinete de Aplicação de Políticas Europeias.  

3 - Para responder às questões colocadas recomendo que assista a uma das Sessões Públicas de Apresentação do "Pistácio uma oportunidade com futuro" que a Espaço Visual organiza em diversos concelhos no Alentejo (ver FB da Espaço Visual ou www.espaco-visual.pt).

4 - Para ter respostas às questões económicas marque uma consulta com o Arq. Benjamim Machado da Espaço Visual (924433183).

5 - Na minha opinião deve candidatar-se às ajudas do PDR 2020 para se instalar como jovem agricultor logo que abra novo concurso

Comentários

Mensagens populares deste blogue

PODA INVERNO KIWI

Enxertia em actinidia (planta do kiwi)

VALORES DE ARRENDAMENTO PARA UMA EXPLORAÇÃO NA REGIÃO DE SANTARÉM