O autor deste blogue reserva-se o direito de publicar e responder aos e-mails e comentários que lhe são enviados (critérios: disponibilidade de tempo e interesse para os leitores). Os e-mails e comentários a merecer resposta devem obedecer à seguinte condição: o seu autor deve estar devidamente identificado com endereço e-mail e número de telemóvel.


quarta-feira, 6 de julho de 2016

Exploração com 4,8 ha em Viseu: o que investir?

Exmo. Senhor Eng.º,

Adquiri um terreno de aproximadamente 4,8 hectares  situado na região de Viseu (zona desfavorecida) e gostaria de apostar num projeto agrícola, estou absolutamente recetiva a novas sugestões de culturas igualmente rentáveis.

Aguardo  resposta com alguma expectativa para poder avançar com a candidatura ou encontrar alternativas.

Grata pela atenção dispensada, subscrevo-me atentamente,

Comentários:
1 - Para a região de Viseu, tendo em conta a superfície de exploração (4-5ha), tendo água disponivel para rega (40 m3/ha/dia) eu recomendo a cultura do mirtilo (é necessário que um especialista técnico verifique se o clima na parcela não seja limitativo). Uma pessoa a tempo inteiro cuida da exploração exceto colher, há mercado externo para as produções, há organização na fileira para a comercialização, é uma cultura rentável, inclusivé a longo prazo.

2 - Se conseguir soluções de comercialização parece-me que o espargo é outra opção interessante.

3 - A produção de avelá é alternativa a colocar como investimento relativamente baixo e pouco risco na produção, embora sendo rentável, o valor acrescentado gerado é baixo.

4 -  Recomendo a visita de um técnico à sua exploração agricola para poder obter sugestões sobre as diversas alternativas com pontos fortes e pontos fracos. Recomendo o contato com a Eng. Sónia Moreira da Espaço Visual (917 075 852) 

Sem comentários: