O KIWI - Publicação Trimestral da APK - Associação Portuguesa de Kiwicultores (Edição de Março de 2009)

Recebi esta semana o boletim de comunicação do 1.º trimestre de 2009 que a APK - Associação Portuguesa de Kiwicultores, elabora para os seus associados.
É um gosto verificar que traz informações técnicas actualizadas para os kiwicultores:
-Intervenções na Pré-floração: Poda (Eng. Martinha Vieira, vice-presidente da APK, kiwicultora e detentora de uma empresa de prestação de serviços de mão de obra), Fertilização (Eng. Pedro Guerra- DRAPN) e Controlo aos Ataques Microbianos (Eng. Sandra Rodrigues-KIWICOOP).
- Monda (Eng. Manuel Oliveira, pertencente aos Órgãos Sociais da APK e técnico da DRAPN).
- Nova técnica para atar as varas na poda de Inverno recorrendo a desperdícios de meias de vidro (Eng. João Oliveira- PROSA)
- Operações culturais para o período de Abril a Junho

Informa sobre os eventos que a APK organizou no 1.º Trimestre:
- "I Sessão Técnica de 2009", a qual decorreu em Santa Maria da Feira, no dia 21 de Março de 2009. Os temas abordados foram: "Candidaturas a Medidas Agro-Ambientais" pelo Eng. João Pacheco da AJAP, "A Importância do Magnésio na Cultura do Kiwi" pelo Eng. Paulo Machado dos Adubos DEIBA e "Controlo da Mosca do Mediterrâneo" pela Eng. Cristina Lima da SYNGENTA.
- "Curso Geral de Kiwicultura" - curso de formação profissional que se iniciou em Fevereiro e que terminará no final do ano, que se destina a pessoas que pretendam implantar novos pomares de Actinídeas (Kiwi). A formação será distribuída ao longo do ciclo vegetativo cultura do kiwi, com formação eminentemente prática. No 1.º trimestre de 2009 já decorreram dois módulos:"Instalação de Pomares de kiwis" e "Fisiologia Vegetal", nos quais se inscreveram 15 formandos. Os restantes módulos são: "Poda de Verão, Monda e Incisão Anelar", "Rega", "Polinização e Enxertias", "Colheita" e "Poda de Inverno". É de relaçar que se trata de formação profissional paga pelos formandos, sem recurso a apoios financeiros públicos. Por este facto tem de possuir alta qualidade, para satisfazer os formandos e atrair outros.

É por esta via da prestação de serviços de qualidade aos seus associados, dentro do princípio do utilizador pagador, que o associativismo pode cumprir os seus objectivos: defender os interesses sócio-profissionais dos seus associados através de Organizações autosustentáveis economicamente ao longo do tempo.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

PODA INVERNO KIWI

Enxertia em actinidia (planta do kiwi)

VALORES DE ARRENDAMENTO PARA UMA EXPLORAÇÃO NA REGIÃO DE SANTARÉM