A fileira do Kiwi tem direito aos mesmos apoios que o Ministério da Agricultura deu à Pêra Rocha. O Ministro António Serrano irá fazer justiça?

Li no Jornal Expresso de hoje que o Eng. José Burnay, ligado à Pêra Rocha, “entende que a ida do Ministro da Agricultura à Fruit Logística (vulgo “Feira de Berlim”) como um sinal positivo e como uma nota de esperança para o sector que “ tem sido até agora muito marginalizado e muito incompreendido”. Não consigo perceber em que aspectos a pêra Rocha foi marginalizada e incompreendida – em que aspectos? Alguém me informa?

Tenho a certeza do seguinte: se a fileira do kiwi tiver, a partir deste ano, o apoio à exportação de 6 cêntimos por quilo de fruta exportada como a pêra Rocha usufruiu durante largos anos, bem como o proporcional em função do volume de negócios para os restantes apoios que o Ministério da Agricultura lá colocou, posso afirmar publicamente que, o kiwi dará para Portugal, daqui a meia dúzia de anos, melhores resultados que a pêra!
Basta analisar os dados, em percentagens relativas à quantidade e valor, das produções e das exportações de cada uma das Sub-fileiras para se concluir que tenho razão.

Se há fileira que tem sido marginalizada e incompreendida pelo poder político é a fileira do kiwi. Apresentou propostas e projectos, quer ao Ministro anterior, quer ao actual. Espera-se que o actual Ministro responda de forma eficaz, apoiando e potencializando o negócio do Kiwi. A bem de Portugal!

Comentários

José Silva disse…
...
Este artigo deve ser enviado oficialmente ao Ministro!

É demasiado importante para ficar aqui 'plantado'.

Mensagens populares deste blogue

PODA INVERNO KIWI

Enxertia em actinidia (planta do kiwi)

VALORES DE ARRENDAMENTO PARA UMA EXPLORAÇÃO NA REGIÃO DE SANTARÉM