Os agricultores estão a ser enganados quando adquirem matéria orgânica de baixo preço para aplicar nas suas culturas!

Verifico frequentemente nos contactos que faço com os agricultores que estes só verificam o preço por saco ou tonelada da matéria orgânica que adquirem, fazendo opções pelo preço mais baixo. Embora perceba que face à crise actual os agricultores tenham de racionalizar os seus custos de produção, chamo a atenção que estão a “comprar água muito cara”, quando o teor de humidade dos correctivos agrícola orgânicos está acima dos 40%.

Por outro lado, devem ter atenção com a qualidade da matéria orgânica, que o produto esteja devidamente compostado, estabilizado e maturado, sendo um indicador a ausência de cheiro intenso, embora seja indispensável que a consulta dos boletins de análises que devem acompanhar estes correctivos, pois na maioria dos casos a rotulagem nada informa sobre a real qualidade da matéria orgânica que colocamos nas N/ terras.

É importante que os agricultores que não possuam formação em correcção de solos e fertilização de culturas recorram ao conselho e consulta de técnicos especializados, em lugar de seguirem as indicações dos balconistas dos das cooperativas e empresas que fornecem os factores de produção para a agricultura.

Comentários

Anónimo disse…
.
Péssimas noticias, principalmente para um apologista incondicional da transparência como eu.

Não dá mesmo para perceber ...
Porque raio de razão não definem atempadamente regras claras e transparentes para todos???

Vitor Monteiro
.
José Silva disse…
...
As notícias são más mesmo, más de mais!

Mas aqui a questão é a 'qualidade' da matéria orgânica... pode ser menos cara mas com muita água à mistura :-(
João Borgas disse…
Como comercial de um composto, logo, matéria orgânica, confirmo a existência de muitos colegas de profissão a trabalhar nessa base. Mas não todos. Alguns de nós querem trabalhar mais de um ano, e assentamos na sinceridade com o agricultor e acompanhamento. A agua, é relativamente facil de ultrapassar... Aconselho sempre a subir ao camião, e apertar o composto na mão... Consoante o aglomerar do mesmo, aceitar a carga, ou enviá-la para trás por falta de qualidade... Talvez assim aprendam a ser sinceros com os agricultores, de forma a não nos denegrir a todos...

Mensagens populares deste blogue

PODA INVERNO KIWI

Enxertia em actinidia (planta do kiwi)

VALORES DE ARRENDAMENTO PARA UMA EXPLORAÇÃO NA REGIÃO DE SANTARÉM