O que podemos fazer para contribuir para a melhoria do ProDeR!

A desilusão que transmiti no post anterior tem a ver com a estratégia com que o ProDeR tem sido gerido desde o inicio: começam por tomar posições muito formais e rígidas e posteriormente, quando verificam que a maioria dos proponentes não pode cumprir o que a Administração pretende, recuam em toda a linha passando para o extremo oposto, aceitam praticamente tudo e desaparecem as exigências. A minha revolta resulta do facto de o fazerem normalmente só após prejudicarem alguns empresários agrícolas.Se estes factos não são novidade para o meu amigo, eng. Jorge Carvalho, pois já passou por experiências duras com os seus projectos, tenho a expectativa que o será para muitos dos meus leitores.

O Ministro da Agricultura está a tentar mudar os resultados da tramitação do ProDeR, mas está amarrado à estrutura com que o sistema foi pensado, lançado e explorado, como diz o povo: “ o que nasce torto, tarde ou nunca se endireita”. Não me parece que o Ministro António Serrano seja do “mesmo fermento” do Ex-Ministro Jaime Silva. Realço quanto aos Pedidos de Pagamento, o prazo de tempo que deu à Presidente do Conselho de Administração do IFAP para colocar a Instituição a funcionar, caso não o consiga fazer dentro do timing definido, terá que apresentar o seu Pedido de Demissão ou será exonerada das funções. As mudanças internas no IFAP estão a ser realizadas e tenho a certeza que dentro de algum tempo os resultados da mudança irão ser traduzidos em melhores resultados. Faço votos para que os pagamentos aos agricultores sejam atempados!

Se formos exigentes com a Administração, questionando-a por escrito sobre os atrasos, o fundamento legal das suas decisões, etc., daremos uma contribuição efectiva para que o processo de tramitação do ProDeR venha a ser mais claro em curto prazo de tempo.

Já sabemos pela N/ experiência diária o que é “Portugal no seu melhor!”, mas o desafio é: o que cada um de nós pode fazer/contribuir para inverter este estado das coisas? A mudança do sistema só será efectiva se houver massa crítica que assim o exija. Será que cada um de nós está de consciência tranquila, que fez o pouco que estava ao seu alcance para contribuir para a mudança? “Quem não tiver pecados que atire a 1.ª pedra…”

Comentários

Anónimo disse…
.
Eng Martino;

Espero bem que tenha razão quanto ao fermento do Sr Ministro Serrano ...
Para já, e ao contrário do Jaime Silva, parece-me que começa muito cedo a ceder à CAP!

Vitor Monteiro
.

Mensagens populares deste blogue

PODA INVERNO KIWI

Enxertia em actinidia (planta do kiwi)

VALORES DE ARRENDAMENTO PARA UMA EXPLORAÇÃO NA REGIÃO DE SANTARÉM