Chile, Um Caso de Estudo

Ver em http://www.ionline.pt/conteudo/114989-chile-um-caso-estudo, o artigo que escrevi e que o jornal I publicou ontem, dia 4 de Abril de 2011.

Comentários

Pedro Sampaio disse…
Portugal, que estratégia Agrícola?

A meu vai passar muito pelos produtos frescos de alta qualidade, com muito biológico a mistura e com preço competitivo. É perfeitamente possível produzi-los em Portugal de Forma Competitiva, pelo Sol, pela disponibilidade de água, pela tecnologia existente, pelos meios humanos, pelas vias de comunicação. Os Consumidores do Norte da Europa consomem-nos cada vez mais, mas tem que ser apresentados num packaging atraente, prático, e diferenciador.

A criação da Marca, também é muito importante, pois são veículos para a fidelização e identificação.

São adeptos da concentração das ajudas financeiras, e não no esbanjamento dos fundos em projectos sem escala, infelizmente a isso obriga o mercado.

Aqui fica o meu contributo para este interessante tema.
Anónimo disse…
.
Sr Pedro Sampaio;

À primeira vista sou tentado a concordar consigo, mas ...
Os Projectos com escala exigem grandes meios financeiros ...
Aonde é que eles param?

Vitor Monteiro
.
Pedro Sampaio disse…
Projectos com escala não serão necessariamente carros se forem devidamente planeados. Se o projecto estiver estruturado, consolidado,bem sei que os tempos que correm são difíceis, mas penso que baixar as mãos neste cenário é bem pior.
Por isso falo nas opções politicas, na estratégia, a beneficiação de projectos com dimensão e escala, que possam catapultar toda uma economia paralela a esse investimento, ligada a terra. Mas para que possa ser rentável também terá que ser exigente sob do ponto de vista agronómico, porém maior parte dos projectos que conheço não o são de todo. Claro que haverá excepções, mas a margem que temos de incremento de produtividade, é demasiado grande para que não se acredite que seja possível.

Mensagens populares deste blogue

PODA INVERNO KIWI

Enxertia em actinidia (planta do kiwi)

VALORES DE ARRENDAMENTO PARA UMA EXPLORAÇÃO NA REGIÃO DE SANTARÉM