Tema debate n.1/2011: programa de governo para a agricultura portuguesa

Caros amigos, aproveitando o desafio colocado por um leitor, o eng. Pedro Sampaio, venho através deste post lançar o desafio de pedir a V/ participação escrevendo as V / propostas do que deve ser o programa para a agricultura do proximo governo de Portugal. Será que temos "Pedalada" para fazermos um documento com qualidade para reponder aos desafios colocados pela crise económica e financeira que Portugal atravessa?

Comentários

Pedro Sampaio disse…
O estado tem um papel importante, em muitos aspectos do mundo rural, que não estão devidamente acautelados.
Aqui vão algumas ideias:
1- Recuperação, Preservação e Estudo Bio-Cientifico das variedades antigas de Pomóideas, Prunóideas e Hortícolas.
2 - Estudo do Potencial Económico dessas variedades (mercado), quer pela diferenciação, quer pela resistência a pragas, características organolépticas, etc .
3 - Parceria com Associações de Referência (com créditos já dados), para exploração dessas novas cultivares.
4 - Apoio Técnico Competente no Domínio da Instalação (solos+água) e exploração (tratar, regar, adubar e colher com critério e não empirismo).

Temos um enorme potencial, como sempre digo pelo clima, água e disponibilidade dos solos. Esta nas nossas mãos poder tirar partido disso de forma inteligente e eficiente, como aliás muitos já fazem a pequena escala.
José Martino disse…
O Programa da Agricultura, Florestas e Mundo Rural do Próximo Governo de Portugal:

1 - Tramitar todos os processos burocráticos tutelados pelo Ministério da Agricultura dentro dos prazos legais (atingir este objectivo no prazo máximo de um ano a partir da tomada de posse do Governo)

2 - Colocar a agricultura, floresta e o mundo rual a gerarem crescimento de pelo menos a 3% ao ano (o mesmo nivel minimo para as exportações)

Mensagens populares deste blogue

Rentabilidade da Cultura da Vinha e Economias de Escala

Ajudas ao investimento nos castanheiros