Tema debate n.1/2011: programa de governo para a agricultura portuguesa

Caros amigos, aproveitando o desafio colocado por um leitor, o eng. Pedro Sampaio, venho através deste post lançar o desafio de pedir a V/ participação escrevendo as V / propostas do que deve ser o programa para a agricultura do proximo governo de Portugal. Será que temos "Pedalada" para fazermos um documento com qualidade para reponder aos desafios colocados pela crise económica e financeira que Portugal atravessa?

Comentários

Pedro Sampaio disse…
O estado tem um papel importante, em muitos aspectos do mundo rural, que não estão devidamente acautelados.
Aqui vão algumas ideias:
1- Recuperação, Preservação e Estudo Bio-Cientifico das variedades antigas de Pomóideas, Prunóideas e Hortícolas.
2 - Estudo do Potencial Económico dessas variedades (mercado), quer pela diferenciação, quer pela resistência a pragas, características organolépticas, etc .
3 - Parceria com Associações de Referência (com créditos já dados), para exploração dessas novas cultivares.
4 - Apoio Técnico Competente no Domínio da Instalação (solos+água) e exploração (tratar, regar, adubar e colher com critério e não empirismo).

Temos um enorme potencial, como sempre digo pelo clima, água e disponibilidade dos solos. Esta nas nossas mãos poder tirar partido disso de forma inteligente e eficiente, como aliás muitos já fazem a pequena escala.
José Martino disse…
O Programa da Agricultura, Florestas e Mundo Rural do Próximo Governo de Portugal:

1 - Tramitar todos os processos burocráticos tutelados pelo Ministério da Agricultura dentro dos prazos legais (atingir este objectivo no prazo máximo de um ano a partir da tomada de posse do Governo)

2 - Colocar a agricultura, floresta e o mundo rual a gerarem crescimento de pelo menos a 3% ao ano (o mesmo nivel minimo para as exportações)

Mensagens populares deste blogue

PODA INVERNO KIWI

Enxertia em actinidia (planta do kiwi)

VALORES DE ARRENDAMENTO PARA UMA EXPLORAÇÃO NA REGIÃO DE SANTARÉM