Tramitação de projeto ProDeR

Manuel Gomes disse:

"Boa noite
Eng. José Martino
Gostaria de saber como se processa a candidatura ao Proder, isto é, eu submeti a candidatura no início do mês de Junho, e no balcão do beneficiário os documentos ainda não foram vistos pelo IFAP. O que eu queria saber é se à forma de uma pessoa se informar em que patamar está a candidatura e quanto tempo em média leva a ser aprovada.

Com os melhores cumprimentos
Manuel Gomes"


Comentários:
1 - A candidatura á instalação de jovem agricultor é submetida na base de dados do ProDeR e nos dez dias subsequentes é submetida a documentação complementar necessária para formalizar a candidatura.


2 - A candidatura é analisada pelos serviços da divisão de projetos ProDeR da Direção Regional de Agricultura e Pescas (DRAP) onde está localizada a exploração agrícola.


3 - A análise demora em média entre 3 a 6 meses.


4 - Sendo comunicada e aceite a  aprovação, sendo apresentada a documentação necessária para a contratação, os serviços da DRAP procedem á tramitação para emissão e assinatura do contrato de ajudas.


5 - A contratação demora 1,5 a 4 meses.


6 - O contrato é lançado na base de dados do IFAP.


7 - Após 6 pode-se fazer o carregamento do pedido de pagamento do prémio de 1.ª instalação do jovem agricultor.


8 - Após o investimento parcial faz-se o 1.º pedido de pagamento de ajudas ao investimento. É analisado pelos serviços da DRAP e cabimentado pelo IFAP.


9 - A análise dos pedidos de pagamento demora entre 6 a 8 meses. Após a cabimentação, nesta altura, o IFAP demora até 1 mês a pagar.


10 - Os atrasos são maiores que os indicados se o processo cair no limbo, isto é, uma Entidade informa a outra e esta não tramita a informação ou é necessária uma codecisão entre duas Entidades: a DRAP analisa o processo, o ProDeR decide sobre dúvidas de análise e o IFAP paga.


11 - Estratégia para tramitar o seu projeto dentro do prazo legal:
- Pergunte ao projetista em que serviço regional da DRAP pode ser analisado o seu projeto. Telefone duas vezes por semana a saber a evolução da sua análise.
-  Quando estiver perto de ultrapassar o prazo legal da análise (105 dias) ligue ao diretor de serviços responsável pelos projetos ProDeR da DRAP e motive-o para a importãncia do cumprimento dos prazos legais.
- Pode ver a evolução da tramitação do seu projeto no Balcão do Benficiário em www.proder.pt 

Comentários

Mensagens populares deste blogue

PODA INVERNO KIWI

Enxertia em actinidia (planta do kiwi)

VALORES DE ARRENDAMENTO PARA UMA EXPLORAÇÃO NA REGIÃO DE SANTARÉM