Estou desempregado, o que fazer com um terreno de 0,5 ha?

fernando fera disse:

"Boa Tarde Eng Martino

Tenho um terreno na zona da Moita (Setubal) com cerca de 0,5 ha, como neste momento me encontro desempregado e tendo formaçao academica na area da agronomia, gostaria de ter uma opiniao sobre que fazer num terreno com esta area. Tenho lido no seu blog muito sobre mirtilos e outros pequenos frutos, mas nao sei se serao adequados para esta zona.

Cumprimentos"

Comentários:

1 - Um terreno para ter aptidão para pequenos frutos não pode ter solos pesados (menos de 30% de argila. Para avaliar o seu teor deve mandar fazer a análise mecânica a uma amostra de solo da sua parcela), a parcela não pode ter problemas de drenagem, interna ou externa, ou seja, não pode ter camadas impermeáveis que impeçam a saída da água, toalha freática perto da superfície do solo durante  o inverno, zona de concentração de água vinda de parcelas circundantes, etc.


2 - Se na parcela pretender plantar mirtilo deve o seu pH ser ácido, situado entre os 4,5 e 5. Assim sendo, eliminam-se as parcelas com pH neutro ou alcalino (igual ou superior a 7) porque é praticamente impossivel corrigi-lo para a gama de pH em que os mirtilos são produtivos.


3 - Muito importante é a possibilidade da parcela ser irrigável porque os pequenos frutos são culturas de regadio.


4 - Deve anotar as datas das geadas precoces no outono e tardias na primavera, bem como o número de horas com temperaturas inferiores a 7.ºC durante meses de novembro a março (n.º de horas de frio invernal).


5 - Os valores anotados em 4 servem para a escolha de variedades, sobretudo as de mirtilo.


6 - Para alguém que está desempregado acho que deveria optar por morangos ou framboesas porque produzem no ano de plantação e caso o solo seja impeditivo podem ser cultivadas em hidroponia. Recomendo que contate com a Hubel, trata-se na minha opinião, de uma empresa séria que certamente o ajudará a tomar a melhor decisão

Comentários

Mensagens populares deste blogue

PODA INVERNO KIWI

Enxertia em actinidia (planta do kiwi)

VALORES DE ARRENDAMENTO PARA UMA EXPLORAÇÃO NA REGIÃO DE SANTARÉM