"Já me fartei de aprender neste blogue. Encontro-me num ímpasse." O que devo fazer?

Pedro Santos disse:

"Boa noite Eng. José Martinho

Antes de mais quero congratula-lo pelo excelente blog e a quantidade de informação útil que disponibiliza. Ainda só li alguns posts e já me fartei de aprender.
Tendo em conta a disponibilidade que manifesta em responder às diversas questões apresentadas venho também eu solicitar o seu apoio. Sou Engenheiro Civil de formação e como muitos neste momento no país, estou a entrar no Mundo de oportunidades que o PPC afirmou (e que em parte acredito, pois estando numa situação estável não criamos/pensamos valor). O meu sogro dispõe de diversos terrenos na Beira Interior (VV Rodão) e Norte Alentejano (Nisa), encontrando-se os mesmos em situação de “serviços mínimos”, ie, grande parte dos terrenos encontram-se minimamente conservados e lavrados, mas não estão devidamente explorados. Os terrenos caracterizam-se por montados de azinhal e sobreiral e olivais, dispondo alguns de charcas e poços que o meu sogro foi mandando construir ao longo dos tempos. O meu sogro tem também uma pequena exploração ovina, neste momento não é mais do que uma forma de passar o tempo (apenas 14 ovelhas).
Desde à 2 anos para cá que ando a pensar em tirar um melhor aproveitamento do potencial das terras que dispomos, tendo já analisado vários panoramas e nunca tendo avançado com nada. Inclusive tirei formações na área a olivicultura e da apicultura (tendo sido esta uma das hipóteses que pensei para avançar com o projecto de JA, agora descartada após ter analisado e discutido a situação com diversos produtores).
Igualmente já pensei na moda dos mirtilos, no entanto, assolou-me a questão de que toda a gente estava a avançar para os mirtilos também (segundo o que li no seu blog, mesmo assim a nossa produção seria algo irrisório, no entanto, o fruto em si tem muito mais especificidades do que a comunicação social normalmente anuncia e que o Eng.º tão bem explicou no seu blog).
Uma das hipótese seria também a cultura do kiwi, mas pelo que li o mesmo necessita de câmaras de frio de grandes dimensões, algo que, segundo sei, a região não dispõe.
Assim, encontro-me neste momento num impasse, não sabendo muito bem que caminho seguir. Por um lado poderia avançar para a certificação biológica (e outras) das explorações que o meu sogro já efectua (olival, do qual sai azeitona de qualidade, tendo o azeite da cooperativa já ganho diversos prémios e ovinos). O caminho para a certificação biológica até é relativamente simples, bastará pagar a certificação, visto que em ambas as explorações não são utilizados quaisquer produtos químicos. Por outro lado, a ideia que tinha seria de criar uma pequena unidade de produção local, para compotas, licores, azeites e azeitona de mesa, ervas aromáticas e sistema de venda directa.
Agradeço desde já qualquer apoio que me possa disponibilizar.

Com os melhores cumprimentos"

Comentários:

1 - Quer fazer um projeto rentável com os seus 2 hectares de terreno ou põe a hipóetese de explorar outras terras? Na minha opinião para investir na agricultura deveria explorar uma ou duas atividades agrícolas numa lógica de rentabilidade intrínseca e economias de escala (exemplo, se o seu objetivo é dedicar-se à produção de azeitona para azeite no modo de produção biológico deve fazê-lo de modo profissional com pelo menos 20 ha de olival; se for apicultura deve começar com 300 colmeias, em vários apiários e ter como objetivo a 4/5 anos chegar 1500, 2000 colmeias, em vários locais, com transumância, para explorar ovinos deverá ter uma exploração com várias centenas de animais, etc.).


2 - Para avançar com atividades agrícolas com dimensão indicada em 1 terá que estagiar em explorações de dimensão semelhantes para ter a necessária eficiência e eficácia, organização, gestão, sistema de controlo, etc. no seu negócio  que lhe garantam adequada produtividade, rendimento bruto, controlo de custos e consequentemente, a rentabilidade ao longo do tempo.


3 - O Sr. seu sogro mostra ser uma pessoa inteligente, tal como a maioria das pessoas na mesma situação, porque não possuindo know how para explorar o negócio agrícola, mantém a exploração em serviços minímos, ganha pouco ou perde pouco, mas consegue manter as terras tratadas, não as deixando ao abandono.


4 - Compete ao Eng. descobrir qual a sua vocação dentro da panóplia das atividades  agrícolas, fazer o respetivo plano de negócios e passar à ação. Tem neste blogue vários posts sobre a estratégia que os jovens devem seguir para se instalarem com sucesso na agricultura. Pratique os passos que recomendo e tenho a certeza que terá sucesso.

5 - Qual a limitação que o impede de avançar com um projeto de apicultura? Estou a iniciar alguns projetos em apicultura, atividade na qual acredito  se houver conhecimento, experiência, rigor, organização, bom senso e controlo de custos. Na minha perspetiva para se ganhar dinheiro em determinada atividade, é preciso acreditar e conseguirmos sonhar, imaginar, como se traduz de forma concreta e determinada, na nossa mente, esse sucesso na agricultura. Conheço pessoas que estavam a perder dinheiro ou a ganhar pouco nas suas atividades e quando conseguiram fazer o exercicio indicado atrás, tiveram mudanças brutais, para melhor, nas suas vidas

Comentários

Mensagens populares deste blogue

PODA INVERNO KIWI

Enxertia em actinidia (planta do kiwi)

VALORES DE ARRENDAMENTO PARA UMA EXPLORAÇÃO NA REGIÃO DE SANTARÉM